Lunelli alerta para corte de investimentos do governo federal para prevenção de desastres
Forte defensor de iniciativas de prevenção a desastres ambientais, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), teve aprovada na Alesc uma Moção de Apelo, na qual solicita ao governo federal que mantenha os recursos que estavam previstos no Orçamento para prevenção a desastres naturais.
Se o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) for aprovado da forma como está, conforme proposta do governo federal, haverá uma redução de cerca de 200 milhões do montante atual do Programa de Gestão de Riscos e de Desastres para o próximo ano. O valor aprovado, previsto anteriormente era de R$ 1,9 bilhão e agora, o novo montante pretendido pelo executivo nacional é de R$ 1,72 bilhão.
"Não podemos ser irresponsáveis com o povo catarinense. Temos diversos episódios nos últimos anos que reforçam a necessidade de agirmos. A prevenção é, sem dúvida, uma das ações principais em qualquer gestão de riscos. Precisamos desses investimentos", comentou o deputado Antídio Lunelli.
A Moção de Apelo será encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, ao presidente do Senado Federal, e ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília.