Lunelli defende criação de Escola Cívico-Militar em Itapoá
Após defender, e conquistar, a instalação de uma unidade do Colégio Militar em Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina, o deputado Antídio Lunelli (MDB) busca a ativação de uma unidade da Escola Cívico-Militar em Itapoá. Nesta semana, o parlamentar teve aprovada na Alesc uma indicação de sua autoria, visando à instalação desta modalidade de ensino na cidade.
"Eu sou um forte defensor da educação e acredito que a escolas são sim, espaços de ensino além de livros, cadernos e canetas. Precisamos proporcionar aos nossos filhos e jovens, acesso ao conhecimento, mas também ao aprendizado e resgate de importantes valores familiares, de patriotismo, respeito, ética e disciplina, perdidos pela nossa sociedade com o passar dos anos. Por isso, defendo e sempre buscarei ampliar a implementação de Colégios Militares e Escolas Cívico-Militares em mais cidades catarinenses. Cada região deveria ter uma", comenta Lunelli.
As atividades de uma Escola Cívico-Militar são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem sua administração compartilhada entre pedagogos e militares. Nesta modalidade, as secretarias estaduais de educação são responsáveis pelos currículos escolares e cabe aos militares a atuação como monitores da gestão educacional, com uma série de funções pré-definidas.