Lunelli defende celeridade na aprovação de propostas que visam mais segurança nas escolas
O deputado Antídio Lunelli (MDB) reivindicou, na sessão desta terça-feira (11), que as propostas referentes à segurança nas escolas catarinenses sejam aprovadas com urgência na Alesc.
Lunelli é autor do Projeto de Lei 102/2023, que trata de garantir medidas para tornar as escolas ambientes mais seguros contra crimes de violência, tragédias climáticas e acidentes. O texto prevê que todos os profissionais de educação passem por capacitação e saibam identificar riscos e prevenir tragédias.
Outros deputados também apresentaram projetos sobre o tema. “Acredito que devemos juntar as boas ideias e focar em proteger nossas crianças, é isso que importa. Estamos todos de luto pela barbárie ocorrida em Blumenau e precisamos agir para não permitir que isso se repita por omissão das autoridades.”
Lunelli destaca que as escolas devem ser ambientes seguros, preparados, de aprendizado, respeito, disciplina e valores morais e éticos. O parlamentar ainda parabenizou o governador Jorginho Mello pelo anúncio de contratação de policiais da reserva para atuar no monitoramento das unidades estaduais, mas ponderou que a medida deve incluir escolas das redes municipais, em cidades onde a prefeitura não tem recursos para custear o investimento.
“É possível criar uma regra, uma faixa habitacional. Além disso, considero fundamental que nossa sociedade apoie as forças de segurança e cobre o combate à impunidade”, avalia.