Luciane rebate críticas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
A deputada Luciane Carminatti (PT) rebateu hoje (05), na tribuna da Assembleia Legislativa, as críticas de que o Ministério da Educação não atendeu a todos os pedidos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Todos os governos têm limites de recursos e não é possível a atender a todos”, afirmou fazendo uma referência às bolsas do chamado artigo 170, concedidas pelo governo do Estado. “No âmbito estadual, dos 58 mil estudantes que se inscreveram, 34 mil foram contemplados”, comparou.
Segundo Luciane, no primeiro ano do governo Lula, o Fies atendia a 76 mil contratos e em 2014 chegou a 1,9 milhão, sendo que 83% dos estudantes são oriundos de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo. “Para este ano, são 252.447 novos financiamentos em instituições privadas de educação superior. Significa que para cada dois pedidos, um foi atendido”, destacou.
A deputada lembrou ainda que no primeiro ano do governo Lula, somente 5% dos jovens de 18 a 24 anos tinham acesso à universidade. “Em 12 anos este percentual aumentou para 20% e essa luta tem que continuar. Como professora, quero ver cada vez mais jovens acessando o ensino superior”, disse. Luciane afirmou também que o orçamento do MEC cresceu seis vezes na última década e que o Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em universidades privadas a juros subsidiados de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa abrange mais de 1,6 mil instituições.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento