Luciane diz que governo Lula vai investir R$ 1 bilhão para repatriar 1 mil cientistas brasileiros
A deputada Luciane Carminatti (PT) afirmou que o governo do presidente Lula está investindo massivamente na área da ciência, tecnologia e inovação e que vai aplicar R$ 1 bilhão para trazer de volta ao país cerca de 1 mil cientistas brasileiros.
A informação foi feita pela parlamentar durante o 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), que reuniu professores, alunos e pesquisadores das universidades comunitárias esta semana, em Chapecó.
“São os ´cérebros´ que fizeram formação acadêmica no Brasil e se foram. Nos últimos anos perdemos 35 mil pesquisadores com mestrado e doutorado e agora estamos numa ação de repatriação, de convidar pelo menos 1 mil cientistas num primeiro momento para voltarem, para que todo o investimento em ciência, em produção acadêmica sirva ao nosso país e ao nosso desenvolvimento.”
Além disso, a deputada apontou um aumento considerável nos orçamentos voltados às bolsas de iniciação científica no primeiro ano de mandato do presidente Lula. Para mestrado e doutorado da Capes a expansão foi de 40%, nas bolsas de pós-doutorado de 25%, de iniciação científica 75% e de iniciação científica júnior 200%. A Fapesc, que é a entidade estadual, depois disso também reajustou as bolsas.
“Precisamos de ótimos profissionais envolvidos com a comunidade e de cidadãos comprometidos com a nossa sociedade e eu aposto muito no conhecimento humano.”
Segundo ela, quando se faz a conexão entre ensino, pesquisa e extensão está se falando de um tripé universitário, da missão da universidade. “E quando agregamos a inovação é para nos desafiarmos a pensar além.”
Luciane frisou que não se faz isso de forma aleatória. “Cada instituição tem o seu olhar, o seu projeto pedagógico para dar a linha.”
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento