Luciane Carminatti enaltece programa da UFFS que inclui haitianos nos cursos de graduação
A deputada Luciane Carminatti (PT) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa o Programa PROHAITI instituído pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e que trata do acesso à educação superior da UFFS para estudantes haitianos.
A parlamentar elogiou a iniciativa da universidade e afirmou que é através da educação que se melhora a sociedade e as condições de vida das pessoas.
A intenção do programa é contribuir, através da oferta de vagas suplementares, para integrar os imigrantes à sociedade local e nacional, por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Inicialmente, o programa ofertará oportunidades de formação superior, exclusivamente, a cidadãos haitianos residentes no município de Chapecó e região.
De acordo com o Programa, as vagas destinadas aos haitianos serão ofertadas por meio de processo seletivo especial e o aluno que ingressar através do processo será matriculado como aluno regular. Ainda fica estabelecido que a Embaixada do Haiti no Brasil referendará a documentação dos estudantes haitianos necessária ao ingresso.
Terremoto
Após o terremoto de 2010, o Haiti viveu uma dramática epidemia de cólera e furacões devastadores. O país foi destruído, prédios públicos, hospitais, escolas e casas vieram abaixo e acabou com a vida de mais de 220 mil pessoas e deixou 2,3 milhões sem abrigo.
O Brasil passou a ser um dos principais colaboradores do Haiti no processo de reconstrução e capacitação profissional, além de oferecer alternativas de inserção no mercado de trabalho brasileiro.
Francelise Martini
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Luciane Carminatti
(49) 8404-3460 / (48) 9911-0347