Luciane Carminatti cria Fórum Pátria Educadora Santa Catarina
Os grandes temas da educação do estado serão pautados de agora em diante pelo Fórum Parlamentar Brasil Pátria Educadora Santa Catarina, criado nesta semana na Assembleia Legislativa por meio de proposta da deputada Luciane Carminatti (PT) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. O propósito da deputada é envolver toda a sociedade na construção do debate e das prioridades da educação no estado.
“Construir uma Pátria Educadora vai depender do envolvimento de cada um nesse processo, e não apenas professores e estudantes, pois não se trata somente do ensino, mas sim de ambientes que oferecem uma imensidão de possibilidades educativas, para além do espaço físico das escolas”, afirma Luciane.
De acordo com a parlamentar, o estado precisa avançar muito na melhoria da educação e investir na estrutura e na implantação de tecnologia nas escolas, em uma matriz curricular que contemple as peculiaridades, a exemplo da educação do campo, investir na formação dos professores e na gestão democrática, focando a qualidade do ensino. “Ao mesmo tempo, é necessário avaliar aonde queremos estar daqui a 10 anos com as metas do Plano Estadual de Educação, com a garantia de que os investimentos trarão mudanças e benefícios do ensino infantil à pós-graduação”, enfatiza.
A deputada aponta que os recursos destinados ao setor devem ser tratados com mais seriedade, pois, segundo ela, hoje não são investidos os 25% da receita do estado em educação, obrigatório por lei, o Artigo 170 não recebe 50% dos recursos que deveria para aplicar em bolsas de estudo e o ensino integral não tem prioridade. “Para onde irão os recursos que o Estado arrecadará com o pré-sal?”, questiona.
Luciane defende que o olhar também precisa estar voltado ao ensino profissionalizante e superior, “por mais que houve grandes avanços nos últimos anos”, diz. O ensino técnico se expandiu para diversas regiões, a universidade estadual chegou a municípios distantes da capital e foi criada a segunda universidade federal em Santa Catarina. “A contribuição das instituições de ensino é decisiva para o desenvolvimento do nosso estado com qualidade de vida. Na UFFS teremos no segundo semestre o início do curso de medicina, uma necessidade da região oeste; há compromisso com a oferta de cursos de licenciatura, para garantir que no futuro possamos contar com profissionais qualificados, pois é grande a desmotivação de quem pretende atuar como professor”, ressalta.
Todas essas questões serão pautas do Fórum, que deve ser lançado com uma programação de seminários e debates. “Pensar e defender uma pátria educadora requer compromisso dos governos, da escola e da comunidade, para que possamos construir espaços que priorizem, acima de tudo, o desenvolvimento integral de cada cidadão em um processo educativo ao longo da vida e a partir da relação com os espaços onde vive”, finaliza.
ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112