Luciane Carminatti comemora nomeação das candidatas aprovadas no concurso da PM
O ato de nomeação acontece nesta sexta-feira (8/11), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 10 horas
A líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, deputada Luciane Carminatti (PT), comemora a nomeação das candidatas aprovadas no concurso da Polícia Militar realizado no primeiro semestre de 2013. O ato de nomeação acontece nesta sexta-feira (8/11), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 10 horas.
A deputada liderou a luta pela revogação da Lei que determinou altura mínima às mulheres para ingresso na carreira militar, bem como, a luta pela nomeação das candidatas aprovadas.
Luciane relata que o edital do concurso foi excludente. Primeiro, porque determinava que a altura mínima das candidatas fosse de 1,65 metro, sendo que a legislação nacional é de 1,60. Além disso, o edital fixava o percentual mínimo de 6% das vagas para mulheres. 211 mulheres foram aprovadas em todas as fases do processo seletivo e estavam aptas para ocupar as vagas ociosas, mas corriam o risco de não assumir em função da cota estabelecida no edital.
“Fizemos a luta, pressionamos o governador e conseguimos reverter as duas situações. A altura mínima passou de 1,65 para 1,60 metro e a pressão modificar obrigou o governador a alterar o percentual fixado no edital para que todas as candidatas aprovadas fossem convocadas a assumir. Uma vitória das mulheres catarinenses”, ressalta Luciane.
Francelise Martini - Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Luciane Carminatti
(49) 8404-3460 / (48) 9911-0347