Lideranças cobram infraestrutura para emissão da carteira de habilitação na regional de Pinhalzinho
Uma comitiva de lideranças de Pinhalzinho e Saudades reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22) com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a gerente de habilitação do órgão para tratar de entraves na expedição da carteira de habilitação de condutores da região. A reunião foi articulada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Os representantes da Secretaria de Segurança Pública se comprometeram a resolver o problema da falta de equipamentos até o início do próximo ano.
Além de Dresch, participaram da reunião os presidentes das câmaras de vereadores de Pinhalzinho e Saudades, Erni Camargo e Éverson Weber, respectivamente; o vereador de Saudades, Osmundo Schuh; o vereador de Pinhalzinho, Remi Sulzbacher; e o empresário Rogério Both, proprietário da Auto Escola Cometa.
As lideranças reivindicaram a instalação de sistemas para fazer a captura digital da foto e da impressão digital para confecção das carteiras de habilitação. Hoje as pessoas que moram na região de Pinhalzinho são obrigadas a se deslocar a Chapecó para fazer essa etapa, enquanto a avaliação médica, teste prático, prova escrita e demais etapas são todas realizadas na sede da Polícia Civil de Pinhalzinho.
“As pessoas são obrigadas a se deslocar mais de 50 quilômetros só para fazer o procedimento da foto, algo que requer um equipamento simples e poderia ser feito no município. Há estrutura para isso, construída pela prefeitura de Pinhalzinho, só falta a instalação do sistema”, destacou Dresch.
O empresário Rogério Both revelou que mais de 350 pessoas enfrentam a situação todos os meses e que a reivindicação está sendo feita desde 2009. O diretor-geral do Detran, Vanderlei Rosso, afirmou que o processo de licitação para expansão do sistema de informação e aquisição de equipamentos será feito em julho e que somente em janeiro de 2014 todo o processo de habilitação poderá ser feito em Pinhalzinho.
Atraso na expedição de carteiras
Durante a reunião, também foi cobrado o aumento do número de servidores na 12ª Regional de Polícia Cívil de Chapecó para agilizar o processso de expedição de carteiras de habilitação. Hoje, após ter cumprido todas as exigências, o condutor espera cerca de 35 dias para receber o documento de habilitação.
A Regional de Chapecó atende 27 municípios. Por isso, Dresch sugeriu a realização de um mutirão para resolver o problema dos pedidos acumulados. A gerente de habilitação do Detran, a delegada Claudia Regina Bernardi, considerou a ideia oportuna e será levada adiante. Ela também se comprometeu a remanejar mais funcionários para a regional.