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13/08/2020 - 11h14min

Lançamento da Frente dos Games apresenta a potência do setor

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Deputado Fabiano da Luz FOTO: Luca Gebara

O mercado de jogos eletrônicos em Santa Catarina recebeu nesta quarta-feira (12) uma representação formal na Assembleia Legislativa: a Frente Parlamentar de Games e Jogos Eletrônicos está lançada oficialmente. Sob a coordenação do deputado Fabiano da Luz (PT), por intermédio de um evento transmitido pelas redes sociais.

É a primeira Frente Parlamentar com este tema no Sul do país – há outras em atividade na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara de Vereadores de São Paulo. Por aproximadamente uma hora, estes convidados estiveram reunidos, ilustrando o panorama do mercado de Games em Santa Catarina, com uma visão otimista e ampla do cenário:

Rogério Siqueira
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo de Santa Catarina

Rafael Meyer
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina

Guilherme Vicente Andrade
Atleta eSports, Bicampeão brasileiro

Marcelo Bohrer de Almeida
Gestor do Floripa Conecta

Thaynan Mariano
Coordenador do Stun Games Festival

Luiza Guerreiro
CEO da Explot

Arthur Medeiros Nunes
Diretor da Acate

Débora Rodrigues dos Santos
Chefe de Gabinete da Secretaria de Articulação Nacional

Vinicius de Luca
Professor do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Lino Peres
Professor e vereador de Florianópolis

Márcia Battistella
Coordenadora do SC Games

Próximas ações?
A Frente espera contar com a participação de universidades e cursos técnicos que formam profissionais para este setor, além de jogadores, entidades associativas e empreendedores – nas áreas de desenvolvimento de apps, games e projetos digitais – para criar um Plano de Ação que irá nortear as atividades.

Segundo Fabiano da Luz, este plano será planejado coletivamente, primeiro ouvindo os participantes e quem produz e pensa este setor. "A ideia é também promover pesquisas para compreender o atual cenário e dialogar de acordo com as necessidades dos produtores, pesquisadores e consumidores no estado", conta o deputado. Além disso, um futuro “mapa de games” para orientar o setor industrial criativo é pensado.

A potência do setor
Durante o lançamento da Frente, foram apresentados números que comprovam o sucesso que é Santa Catarina neste setor. Durante anos, o mercado de games foi uma vitrine para o setor de tecnologia em Santa Catarina. No estado, estão localizados 5,6% das empresas desenvolvedoras de games do país e 4,7% dos profissionais autônomos.

“Pela magnitude deste tema e pela representativa organização do setor tecnológico e industrial catarinense, carecemos de uma política pública específica para Games e Jogos Eletrônicos. Percebemos a importância da criação de uma legislação estadual para englobar a economia criativa e o mercado gamer, vistos que são potencialidades em ascensão que podem ser mais bem desenvolvidas por meio de políticas eficientes para a diminuição burocrática. Além disso, obter apoio e parcerias para a elaboração de eventos esportivos e culturais e para permitir que os artistas visuais, designers, programadores e atletas se sintam valorizados para permanecer trabalhando em Santa Catarina”, explica Fabiano.


 

Jornalista: Maurício Santos
Informações:
www.fabianodaluz.com.br

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