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18/03/2013 - 14h09min

Jailson Lima prestigia evento da Frente Parlamentar das Ferrovias em Florianópolis

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O assunto foi abordado em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, na Fiesc

O Estado de Santa Catarina possui 980 quilômetros de malha ferroviária e a intenção do evento foi apresentar um novo modelo para o escoamento da produção. O Fórum Parlamentar das Ferrovias, sob coordenação do deputado federal Pedro Uczai (PT), foi realizado nesta sexta-feira (15), na Federação das Indústrias (Fiesc), em Florianópolis, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado Jailson Lima (PT), o prefeito de Mafra, Eto Scholze, prefeito de Braço do Trombudo, Charles Schwambach, vice-prefeito de Rio do Sul, Jean de Liz, e a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, além do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

A Ferrovia Litorânea também foi debatida, com o diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Mário Dirani. Já a Ferrovia Leste-Oeste foi tema de palestra do diretor de operações da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, Bento José de Lima. “As ferrovias são necessárias para facilitar a produção no interior de Santa Catarina, além de melhorar a logística e, principalmente, reduzir custos. Nossa malha ferroviária atual está defasada, e a intenção do Governo Federal é reativar o sistema, que cortará nosso Estado e irá contribuir com a produção de diversos setores, e, com certeza, melhorar nossa receita’’, comentou o Parlamentar.

“O governo da presidenta Dilma está investindo na reativação, recuperação e construção da malha ferroviária de todo o Brasil, e Santa Catarina também está inserida nesse contexto. É um estado que já conta com ferrovias e onde esse modal de transporte é fundamental, principalmente para o escoamento dos produtos catarinenses, tanto para consumo interno, quanto para externo”, acrescenta o deputado Décio Lima, coordenador do Fórum Parlamentar.

A Translitorânea
A ferrovia Translitorânea terá 236 quilômetros de malha férrea e fará a conexão entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A intenção é interligar os Portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul. O investimento do Governo Federal no projeto irá ultrapassar a casa do R$ 1 bilhão. A parte de Imbituba a Araquari (no norte catarinense) já possui Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) aprovado.

Ferrovia Tereza Cristina
Os quase mil quilômetros de ferrovias em território catarinense são operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). As linhas operadas pelas FTC têm 164 quilômetros de extensão, dez locomotivas e 443 vagões.

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