Jailson Lima defende que estrutura do governo federal é compatível com as proporções do país
O deputado Jailson Lima (PT) saiu em defesa do governo federal, nesta quarta-feira (03), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com o parlamentar, são incabíveis as críticas emitidas, principalmente por parte da imprensa, quanto ao tamanho da estrutura administrativa federal, dadas as proporções do país. “Somos quase 200 milhões de habitantes, temos uma extensão territorial continental e estamos prestes a assumir a posição de quinta economia do mundo”, acrescentou.
O deputado comparou o número de ministérios, que chegou a 39 com a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, contra 63 secretarias de Estado, entre estas, 36 são as de Desenvolvimento Regional (SDR). “Dizem que o número excessivo de ministérios gera ineficiência de gestão, mas não vemos ninguém falar sobre a quantidade de secretarias estaduais, que são cabides de emprego. Não vemos a imprensa bater ou fazer críticas à estrutura do Estado”, disse.
Em aparte, a deputada Ana Paula Lima, líder do PT na Assembleia, acrescentou que vários vereadores e prefeitos têm vindo à Capital porque não conseguem resolver suas demandas junto às Regionais. “Só servem para gerar despesas. O que o Estado gasta para manter estas estruturas poderia aplicar na saúde, nas escolas e em outras áreas que precisam de melhorias”, frisou.
Jailson Lima também registrou a reclamação de alguns prefeitos quanto ao comportamento pouco republicano de coordenadores das SDR's . “O papel do executivo é procurar solução para as demandas, mas nestas secretarias o que vemos, em muitos casos, é a acomodação de amigos e o seu uso para atender compromissos políticos”, lamentou.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com