Hospital Pequeno Anjo de Itajaí: Morastoni propõe solução compartilhada para o hospital infantil
O deputado Volnei Morastoni (PT) voltou hoje (12) à tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para falar novamente da situação do Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, que passa por dificuldades. O hospital, especializado em pediatria, já acumula R$ 37 milhões de dívidas, que foram absorvidas durante os 10 anos de administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Para o parlamentar, a solução é compartilhar o custeio do hospital entre a Univali, os municípios da Amfri, o Governo do Estado e os ministérios da Saúde e da Educação.
Hoje, Morastoni encaminhou ofício ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, solicitando que o mesmo reconsidere a ação da Univali no hospital infantil como atividade filantrópica, sobretudo, por ser um hospital de formação para novos pediatras. No último dia 06, o deputado já havia enviado ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando também uma atenção especial ao caso.
Da tribuna, Morastoni ressaltou o papel importante que o hospital desenvolve: “O Pequeno Anjo forma recursos humanos na saúde, incluindo a formação de médicos pediatras e, por isso, pleiteia o auxílio dos ministérios da Saúde e Educação, assim como também da participação do Governo do Estado e dos municípios da Amfri, além de Itajaí. O hospital infantil é de referência regional”.
O deputado Volnei Morastoni concluiu seu discurso dizendo: “Espero que essas propostas tenham resultados para manter o bom funcionamento deste importante hospital infantil para a região da Amfri e, também, para ampliar o seu atendimento em alta complexidade na pediatria, nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca e oncologia”.