Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2016 - 12h23min

Homenagem ao voluntariado

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

Na tarde desta terça-feira (25) o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou a importância das atividades do “Outubro Rosa”. O parlamentar relembrou alguns eventos que participou junto ao movimento promovido pelo voluntariado da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Da mesma forma destacou a Audiência Pública sobre Mamografia Preventiva, realizada em maio deste ano após, promovida pela Comissão de Saúde após uma solicitação do Dr. Vicente. ”Fizemos esta Audiência após constatarmos o aumento de casos de câncer de mama em mulheres catarinenses entre 40 e 50 anos e acima dos 70 anos de idade, exatamente as faixas etárias que perderam o direito a fazer exames de prevenção anuais pelo Sistema único de Saúde (SUS)” comentou.

O deputado explicou que as mulheres destas faixas etárias foram deixadas de ser atendidas em função da Portaria nº 61/2015, do Ministério da Saúde, passou a permitir o exame apenas para pacientes assintomáticas com idades entre 50 e 69 anos. De acordo com ele, até 2014, todas as mulheres acima de 40 anos tinham o direito a fazer mamografias pelo SUS, mas esta portaria tirou esse direito de 25% das mulheres com risco de desenvolver essa doença.

“Estamos fazendo a nossa parte, senhoras e senhores” ressaltou. Na audiência pública, entre outras medidas, foi solicitado que o SUS possibilite novamente a realização de mamografia preventiva para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, voltando aos percentuais anteriores. “A doença tem mais chances de ser vencida se for descoberta no início, e a um custo bem menor para a sociedade; e, obviamente, a prevenção também tem um custo muito mais baixo do que o tratamento”, destacou o deputado.

Dr. Vicente também enalteceu a iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em sua Regional Santa Catarina, que está realizando um Mutirão de Reconstrução Mamária.  O projeto acontece em Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul e Blumenau e deve atender cerca de 70 mulheres que estão na fila de espera dos hospitais públicos para fazer a cirurgia de reconstrução dos seios.

No discurso o parlamentar destacou a participação dos cirurgiões Dr.Evandro Parente, Dra. Ana Paula Passini e Dr. Zulmar Accioli que tem uma fundamental participação neste esplêndido exemplo de cidadania.

Durante a sessão foi aprovada uma moção, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso, em homenagem à Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e aos voluntários do mutirão de reconstrução mamária.



Flavio Vieira Júnior
Jornalista
96515888

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar