Gasto com judicialização da saúde é menor do que 1% do orçamento de SC, diz Saretta
O deputado Neodi Saretta destacou, na manhã esta quinta-feira (26), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a audiência pública sobre a judicialização da saúde realizada, esta semana, pela Comissão de Saúde. Saretta, que preside a comissão, falou que quando o paciente não encontra o medicamento no posto de saúde, não há alternativa a não ser recorrer à judicialização.
“Quando a gente ouve muito a Secretaria do Estado da Saúde falar que as demandas judiciais estão inviabilizando a saúde, precisamos analisar qual demanda está tendo a omissão do Estado, qual o medicamento que não está à disposição dos pacientes”, disse. Ele falou ainda que o montante gasto, ao ano, em judicialização corresponde a menos de 1% do orçamento do Estado, que é de R$ 25 bilhões.
Saretta também elogiou a importância do convênio feito entre Secretaria de Estado da Saúde e Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que criou o núcleo de apoio a estas demandas e está em funcionamento em 12 comarcas do estado.
Ainda sobre a crise da saúde, Saretta citou o repasse de R$ 35 milhões do Governo Federal que será destinado aos hospitais filantrópicos para pagamento de serviços prestados nos últimos meses. “Este recursos vai ajudar, mas há aumento das filas de cirurgias eletivas que não estão sendo feitas. Falta medicamentos e insumos e muitos hospitais não estão recebendo os repasses por parte do Estado”. Para o deputado, só com o aumento dos repasses será possível resolver esta crise.
--
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 99984 1754
Assembleia Legislativa - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310.