Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2023 - 16h19min

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde é reinstalada com deputado Zé Milton na coordenação

Imprimir Enviar
Reunião de reinstalação foi realizada na manhã desta terça-feira (27)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Nesta terça-feira (27), a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde foi oficialmente reinstalada na Assembleia Legislativa, com o deputado Zé Milton assumindo a coordenação. O evento de reinauguração contou com a presença do superintendente do Ministério da Saúde, Sylvio Costa, da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, além de representantes do Ministério Público e diretores de instituições de saúde.

Composta por 20 parlamentares, a Frente pretende aprimorar a política hospitalar catarinense, com foco no fortalecimento dos hospitais filantrópicos e na redução da fila de cirurgias eletivas. Essa iniciativa é de extrema importância para garantir um melhor atendimento de saúde à população.

A secretária Carmen enfatizou que a reinstalação da Frente representa um passo significativo no compromisso do Legislativo em trabalhar em conjunto com o Executivo para aprimorar e melhorar o sistema de saúde no Estado. “Desde sua criação em 2012, a Frente tem desempenhado um papel crucial no diálogo entre os poderes e os hospitais, além de contribuir para a criação de projetos e leis que fortalecem essas instituições, especialmente as filantrópicas. Sei do compromisso do Zé Milton e dos demais parlamentares e tenho a certeza que esta união trará bons resultados para a Saúde.

Zé Milton, coordenador da Frente, destacou à grande parceria da AHESC/FEHOESC e FEHOSC com a Frente, na criação e elaboração de projetos de lei, bem como, na apresentação de demandas e soluções para fortalecimento do setor. “Os Hospitais Filantrópicos são a porta de entrada da população ao sistema de saúde. Apoiá-los e garantir recursos para o seu pleno funcionamento é garantir ao cidadão, principalmente o mais humilde, o acesso à saúde”, defendeu Zé Milton.  Ele enfatizou a necessidade de corrigir a disparidade na renda per capita destinada pelo Ministério da Saúde aos estados vizinhos em comparação com Santa Catarina, enfatizando a importância de equipar e credenciar os hospitais, especialmente os filantrópicos, para fortalecer o atendimento.

Durante o evento, também foi sugerida uma maior união de todos os envolvidos para reduzir a fila de cirurgias eletivas, visando garantir que os pacientes não esperem mais do que o necessário para receber seus tratamentos. “Sabemos de algumas dificuldades que têm prejudicado o andamento da realização das cirurgias. Nós vamos agora realizar um amplo debate ouvindo os hospitais, Secretaria de Saúde e demais entes envolvidos, para encontrarmos soluções e reduzirmos efetivamente essa filas, para aliviar o sofrimento das pessoas que aguardam procedimentos médicos e garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde”, finalizou o coordenador.

Também estavam presentes no ato o promotor do Ministério Público, Douglas Roberto Martins, os deputados Vicente Caropreso (PSDB), Fabiano da Luz (PT), Pepê Collaço (PP), Neodi Saretta (PT), Tiago Zilli (MDB), Emerson Stein (MDB), Gerri Consoli (PSD) e Mauricio Peixer (PL) e lideranças ligadas à saúde e diretores de hospitais.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar