Frente Parlamentar cobra fortalecimento dos bombeiros voluntários em SC
No dia 14 de março, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançará a Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários, com a participação do deputado Matheus Cadorin (Novo). O objetivo da Frente é ampliar e fortalecer o atendimento dos bombeiros voluntários em Santa Catarina, onde 60% dos municípios não possuem efetivo próprio. Segundo Cadorin, que durante oito anos esteve à frente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a mais antiga instituição do gênero no Brasil, “a experiência mostra que esse modelo é eficiente e pode ser expandido para outros municípios do estado”.
Durante a primeira sessão da nova legislatura, Cadorin destacou a situação preocupante da população dessas cidades, que não pode contar com serviços de emergência fundamentais para salvar vidas e evitar a perda de patrimônio. Em paralelo, o governador Jorginho Mello anunciou no último dia 9, repasse de R$ 8 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc), um aumento de 33% em relação à média anual dos últimos anos.
No entanto, ainda há muitos municípios sem efetivo próprio de bombeiros, o que Cadorin considera como “situação inaceitável”. Para resolver esse problema, ele defende a valorização, o respeito e a expansão do modelo voluntário para todo o estado.
Para receber mais informações sobre a Frente Parlamentar e assistir à reunião de lançamento, é só acessar o link: https://bit.ly/BombeirosVoluntariosSC