Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/04/2023 - 18h15min

Fórum das Universidades Comunitárias chega a oito reuniões regionais

Imprimir Enviar
Deputado Napoleão Bernardes, presidente do fórum, durante encontro regional. FOTO: Assessoria/Divulgação

Com grande adesão de estudantes, professores e lideranças políticas e empresariais, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias já realizou oito encontros itinerantes, de um total de 12 programados por todas as regiões de Santa Catarina. O colegiado instituído recentemente pela Assembleia Legislativa é liderado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e reúne outros 25 parlamentares.

O objetivo do grupo é trabalhar conjuntamente, ao longo dos quatro anos da atual legislatura, pelo fortalecimento deste modelo educacional genuinamente catarinense. Nesta etapa inicial, o fórum percorrerá todas as universidades comunitárias para iniciar o debate de ideias e coletar subsídios. O roteiro foi iniciado no dia 31 de março, na Unochapecó, em Chapecó, e já envolveu visitas à Unoesc, em Joaçaba; Univali, em Itajaí; Unifebe, em Brusque; Uniplac, em Lages; Unidavi, em Rio do Sul; Univille, em Joinville; e Unibave, em Orleans.

Egresso do sistema como aluno e professor, Napoleão lembra que as instituições comunitárias surgiram a partir da década de 1960, em decorrência da necessidade de interiorizar o ensino superior no estado, até então restrito à Florianópolis. "Essa foi a primeira revolução promovida pelas comunitárias, que não têm dono, não visam o lucro e reinvestem todos os seus recursos única e exclusivamente na oferta de ensino de qualidade e prestação de serviços à sociedade".

De acordo com o deputado, agora é preciso dar um passo adiante, no sentido de democratizar mais o acesso à universidade. "Precisamos criar as condições necessárias para que os catarinenses mais carentes possam realizar o sonho do ensino superior. Por isso, vamos lutar para que o Programa Faculdade Gratuita se torne realidade", destacou.

A nona reunião itinerante ocorrerá na próxima segunda-feira (24), na Unesc, em Criciúma. As visitas do fórum por todas as regiões serão concluídas no início de maio.

Acompanhe Napoleão Bernardes


Napoleão Bernardes
Voltar