Fibrose Cística: bancada do PP pede centro de atendimento em Chapecó
A Bancada do PP encaminhou indicação ao Governador e ao Secretário de Estado da Saúde, pedindo a criação de um centro de atendimento para fibrose cística na cidade de Chapecó. Como passo seguinte, o PP irá propor, à Comissão de Saúde da Assembléia, a realização de audiência pública naquela cidade, em março, para tratar do assunto. O pedido do PP, por sua vez, atende a apelo da Câmara Municipal de Pinhalzinho nesse sentido, num movimento liderado pelo vereador progressista Valderi Zortéa.
A indicação foi motivada pelo crescente número de portadores daquela moléstia na região Oeste catarinense. A fibrose cística é uma doença genética grave, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura, sendo que sua nomenclatura reporta-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas, tratando-se de mal sem cura.
Conforme consta de documento da Câmara Municipal de Pinhalzinho, já foram diagnosticados 28 casos de crianças e adolescentes e cinco adultos acometidos pela doença.