Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2012 - 12h44min

FEMUSC 2013 tem lançamento estadual na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
FEMUSC

Uma prévia do que será o 8º FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina chega a Florianópolis nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro. Às 19 horas, no hall da Assembleia Legislativa, por solicitação do Deputado Carlos Chiodini (PMDB), a diretoria do Instituto Femusc faz o lançamento da edição 2013, com a apresentação da programação, materiais de divulgação e a abertura de uma exposição de fotografias.
O evento inclui ainda uma apresentação de alunos do circuito catarinense de harpas – projeto que oferece aulas do instrumento em Jaraguá do Sul, Blumenau, Pomerode e Timbó – liderado pela professora Rita Costanzi, do corpo docente do Femusc, e pelo professor Gustavo Beaklini.
No dia anterior (terça-feira, 4), às 8h30min, a apresentação será exclusiva para a imprensa de Jaraguá do Sul, durante evento com a diretoria do Instituto Femusc no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística.
Conforme o diretor executivo do Instituto Femusc, Fenísio Pires Júnior, os dois momentos darão largada oficialmente à oitava edição, que ocorrerá de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.
Para o deputado, é um momento importante, pois podemos mostrar este grand evento para todos o Estado e convidar as pessoas para participar. “O FEMUSC é Jaraguá em arte, em música e em cultura. O evento é uma atração e em 2013 será ainda melhor”, enalteceu Chiodini.
Além das apresentações de harpa, a mostra fotográfica será um elemento de divulgação do maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos de música erudita do mundo. A exposição reúne 24 painéis de 1,70m de altura com cerca de 100 imagens desde que o evento começou a ser realizado em Jaraguá do Sul em 2006. Na capital, poderá ser visitada até o dia 12 de dezembro, depois será apresentada no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística, até o dia 21, e posteriormente levada a outros locais.

Sobre o FEMUSC
Desde sua primeira edição, em 2006, o FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina vem colocando Jaraguá do Sul no roteiro dos grandes eventos culturais do Brasil.
Durante duas semanas, uma intensa programação reúne jovens estudantes, professores e regentes de 23 países de todos os continentes em estudos e apresentações na comunidade.
Reconhecido como o maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos de música erudita do planeta, o FEMUSC oferece ao público mais de duzentas atividades gratuitamente. O festival tem como critério de escolha dos professores buscar personalidades de duplo perfil: não somente os mais consagrados em suas carreiras artísticas, mas também pela dedicação humanitária e relevantes serviços prestados a causas educacionais e culturais em países emergentes como o Brasil.
Em 7 anos de realização do evento mais de 150 mil pessoas já acompanharam as apresentações no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística, e em locais alternativos como shoppings, praças, igrejas, escolas e hospitais, além de diversas cidades do Estado.
A próxima edição do FEMUSC vai ocorrer de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, abrindo o calendário cultural de Santa Catarina. Alex Klein, diretor artístico, informa que a programação vem sendo preparada com todos os detalhes. Como 2013 é o "Ano da Alemanha no Brasil", já estão confirmadas a apresentação da “Sinfonia no 4”, de Johannes Brahms, com a Orquestra de Professores sob a regência do próprio diretor artístico, e a “Sinfonia Alpina”, de Richard Strauss, apresentada pela Orquestra Sinfônica do FEMUSC e com regência da maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire, que vem pela primeira vez ao Festival.
Ao lado de Catherine Larsen-Marguire estarão no elenco de professores Charles Stegeman (EUA), Catalin Rotaru (Romênia), Pedro Carneiro (Portugal), Ricardo Castro (Brasil), Peter Slowik(EUA), Dennis Parker (EUA), Thibault Delor (França), Catalina Klein(Costa Rica), Will Sanders (Holanda), Paul Merkelo (Canadá),Marcela Mendez (Argentina), entre outros nomes.
Segundo Alex Klein, o FEMUSC chega à sua oitava edição consagrando a evolução alcançada a cada ano. Quanto à programação, Alex Klein explica que ela seguirá o caminho já estabelecido nos anos anteriores, preservando as atividades já conhecidas do público, como a Série Grandes Concertos, Piano Masters, o Momento Springmann e a palestra informal Musicalmente Falando.
O FEMUSC é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul

Números históricos do FEMUSC – 2006 a 2012
Mais de 150 mil pessoas é o público total estimado que o evento já atingiu mais de 220 mil horas/aula realizadas
7,5 mil alunos inscritos para 2.850 vagas oferecidas
350 cursos oferecidos
400 professores e artistas convidados
Quase 40 países e 17 estados brasileiros representados
Mais de 1 mil espetáculos oferecidos de graça ao grande público
Cerca de 1000 horas de apresentações musicais acumuladas ao grande público

OBS: Com informações Assessoria de Imprensa do FEMUSC Malu Salgueiro / DM Logos e Ronaldo Corrêa / Texto Livre

Voltar