Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2022 - 14h06min

Falta de UTIs: Dr. Vicente alerta para queda na vacinação

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Vice-presidente da comissão de Saúde da Alesc, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) tem alertado para o resultado dos dados do governo estadual que mostram estagnação na procura por vacina, tanto contra a Covid-19 quanto para o vírus  da gripe (influenza).

A campanha de vacinação contra os três tipos do vírus influenza para crianças de seis meses até 12 anos está em apenas 20% da meta.  Já os dados sobre a imunização contra a Covid mostram que apenas 50% do público entre 18 e 50 anos voltou para tomar a dose de reforço.

No início do mês, ao participar da reunião da Comissão de Saúde, o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, afirmou que o perfil de quem  precisa ser hospitalizado para tratamento de Covid é o da pessoa que não fez o esquema completo de vacinação ou que não tomou a dose de reforço.

Em discurso no Plenário do Legislativo, Dr. Vicente lamentou a onda de informações falsas que se espalham nas redes sociais contra a vacina. “Informações falsas, fora de contexto, fora da realidade, geram dúvidas infundadas na população. O resultado é que um grande número de pessoas está deixando de se vacinar ou de vacinar os seus filhos. E as consequências estão aí: fila de espera por uma UTI pediátrica para tratar síndromes respiratórias.”

O parlamentar também alertou sobre as baixas temperaturas registradas no Estado e a aproximação da estação do inverno. “A tendência é de aumento das doenças respiratórias, uma vez que as pessoas tendem a ficar mais confinadas, buscam lugares fechados. E isso colabora para a transmissão de vírus, tanto da influenza como da Covid-19. É fundamental reforçar os cuidados sanitários, implementar a etiqueta da gripe e estimular a imunização. Cobramos que o governo faça campanha orientativa nesse sentido.”

Audiência pública
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizará no próximo dia 21 de junho audiência pública para tratar falta de leitos de UTI na rede pública de saúde de Santa Catarina.  O debate foi proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso.

“Vamos reunir governo, sociedade, entidades, representantes dos hospitais e dos municípios para tratar dessa situação que tem se agravado a cada dia. O governo do Estado decretou Estado de Emergência para dar resposta mais rápida, buscando abertura de mais 68 leitos e a contratação de mais profissionais. Na audiência será possível analisar o resultado dessas medidas”.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 85640


 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar