Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2023 - 18h42min

Fabiano questiona critérios para distribuição de imigrantes no país

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) quer entender por que Santa Catarina, o menor estado do país, com 3,4% da população brasileira, recebe o maior número de imigrantes, especialmente venezuelanos.

Segundo ele, de 2018 a 2022 o Brasil recebeu 89.600 venezuelanos por meio do programa de interiorização e deslocamento da Operação Acolhida do governo federal e SC foi o estado que mais os acolheu. Foram 17.708 para SC, 15.700 para o Paraná, 13 mil para o Rio Grande do Sul e 11.300 para SP.

“Os relatos que temos é que quando os venezuelanos atravessam a fronteira já vêm com os nomes do Estado e das cidades de destino prontos: Santa Catarina, em Florianópolis e Chapecó. Chapecó inclusive é a quinta cidade do Brasil que mais está recebendo imigrantes. Queremos saber qual a fórmula, como é feita a distribuição, a escolha?”

O deputado ressaltou que é preciso ter um olhar social e humano, “porque não basta trazer, é preciso acolher, entender que são seres humanos que fogem de problemas sociais, guerras, assim como nossos bisavós fugiram da fome e da guerra, vieram para cá e encontraram um país que os acolheu. Precisamos entender esta realidade que está aí e quanto mais responsáveis em atender esta demanda, evitaremos de ter problemas sociais aí na frente.”

Frente Parlamentar
No mandato passado, o deputado Fabiano coordenou na Alesc a Frente Parlamentar de Regulamentação da Situação do Imigrante e do Migrante em SC. “Ontem fizemos uma visita ao novo padre da Pastoral do Migrante de Florianópolis, o padre Gabriel, que com apenas 30 anos veio da Europa e assumiu na Diocese de Florianópolis a Pastoral do Migrante.”

Segundo ele, juntamente com o padre Ruan, que é um padre vietnamita que também está trabalhando na Pastoral do Migrante, discutiram a situação de Santa Catarina com relação à migração que é histórica no país e no Estado.

“Já tivemos migração de alemães, italianos, poloneses, japoneses e africanos que não vieram por vontade própria, mas pela escravidão, e ao longo dos últimos anos também recebemos inúmeros imigrantes, como dos haitianos que já são realidade em nosso meio, e dos venezuelanos, que estão vindo em grande quantidade.”

Dados levantados pela Polícia Federal e pela Pastoral apontam a vinda de pessoas refugiadas de outros países, inclusive da Ucrânia.

Atendimento
Fabiano destacou que o governo passado fechou o Crai (Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante) e deixou este povo desassistido. “Então os empresários se inscreveram pra recebê-los, porque tem mão de obra, tem vaga de trabalho na indústria catarinense, porém começamos a nos deparar com problemas sociais porque o Estado não tem controle sobre quem está vindo, não chama os municípios, não discute os programas de atendimento.”

O parlamentar contou que no ano passado houve problemas para fazer a documentação, a Polícia Federal não tinha recursos para dar conta e chegou a se discutir a possibilidade de estudante do curso de Direito auxiliarem na elaboração para agilizar e a Polícia Federal apenas aprovava e finalizava o processo.

“Também tem um problema que eles estão indo para municípios menores porque lá tem vaga de trabalho, mas não encontram moradia e acabam se acumulando. Em casas para cinco ou seis tem 30 pessoas dividindo.”

O deputado disse que os imigrantes estão sendo acolhidos e atendidos pela pastoral, igrejas, entidades e voluntários, mas o que falta é o governo ajudar com as secretarias de assistência social dos municípios e organizar a vinda.

“Um município pequeno, de 8.000 habitantes, está com 700 venezuelanos, quase 10% da população. Como é que você faz com todo esse povo? Por mais que tenha vaga de trabalho, não tem moradia, tem problema de documentação, de vulnerabilidade social.”

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar