Fabiano quer levantamento sobre realidade do migrante em SC
O deputado Fabiano da Luz (PT), coordenador do Grupo de Trabalho de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, que discute na Assembleia Legislativa a situação dos imigrantes em Santa Catarina, afirmou que vai chamar uma reunião com representantes das igrejas e das Secretarias da Assistência Social do Estado e dos municípios para fazer um levantamento sobre a realidade destas pessoas em todo o território catarinense. “Encontrei médico trabalhando de servente de pedreiro, engenheiro de gari e inúmeros profissionais que poderiam estar sendo aproveitados onde há carência, mas não conseguem espaço em suas áreas.”
Fabiano, que nos últimos meses percorreu 180 quilômetros pelo interior, ressaltou a situação precária que alguns vivem. “Famílias dividindo o mesmo colchão e passando fome. Tem muito de humanidade a se trabalhar e caminhos a percorrer.” Em Santa Catarina, eles vieram de 59 países, como do Haiti e Venezuela e de outros estados.
No mês passado, o Poder Executivo sancionou a lei de autoria do deputado que institui a política estadual de proteção da população migrante. Entre os objetivos estão a garantia do acesso a direitos fundamentais, sociais e aos serviços públicos; o impedimento a violação de direitos; e o incentivo à participação social e ao desenvolvimento de ações coordenadas com a sociedade civil visando à inclusão.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento