Fabiano destina emenda de R$ 2,5 milhões para prevenção e tratamento do câncer de próstata
O deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou uma emenda no orçamento estadual de 2025 no valor de R$ 2,5 milhões para prevenção e tratamento do câncer de próstata.
A iniciativa busca assegurar recursos para que a Secretaria de Estado da Saúde amplie o acesso a exames, fortaleça campanhas de conscientização que incentivem os homens a fazerem acompanhamento médico regular e ofereça atendimento mais eficaz aos pacientes. O deputado disse que esta ação não está contemplada no orçamento da SES, o que justifica a emenda.
“A saúde masculina merece toda a atenção e neste quesito estamos muito atrás das mulheres. Em Santa Catarina, a expectativa de vida delas é de 83 anos, enquanto a dos homens é de 76,4 anos.”
Fabiano destacou que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre o público masculino e atinge cerca de 1.700 catarinenses por ano. Além disso, Santa Catarina tem registrado aumento no número de óbitos.
Aumento de óbitos
Em 11 meses deste ano (janeiro a novembro) foram registradas 623 mortes. Este número já é maior que nos anos anteriores, com 606 e 542 mortes, respectivamente, em 2023 e 2022. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
“Por conta desses índices, torna-se ainda mais importante a disponibilização de mais recursos para se ter diagnósticos precoces e para rastrear este tipo de câncer, o que pode elevar as chances de cura em até 90% dos casos”, afirmou o deputado Fabiano.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento