Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2021 - 18h33min

Fabiano assume compromisso com donos de bares e restaurantes

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz FOTO: Luca Gebara

Deputado fará interlocução com governo do Estado para implantar medidas de incentivo ao setor em SC

Após reunião com empresários de bares e restaurantes de Florianópolis, nesta quinta-feira (25), o deputado Fabiano da Luz (PT) firmou compromisso de fazer interlocução com o governo do Estado pela implementação de medidas de incentivo para o setor gravemente afetado pela pandemia do Coronavírus. Na pauta do grupo, estão a suspensão do pagamento de água de março, abril e maio; o impedimento de despejo de imóvel comercial até julho; auxílio para pagamento de salários; e uma linha de crédito para micro e pequenas empresas.

O deputado Fabiano reforçou que seus esforços estarão concentrados por providências para todo o Estado, que amarga a falência de 40% dos bares e restaurantes desde o início da pandemia. 

“A reunião com os donos de bares e lanchonetes de Florianópolis reflete a situação de todo esse setor de Santa Catarina. Quando se fala que 40% do setor está entrando em falência, é do Estado inteiro. Nossa preocupação é justamente como auxiliar. E nos propomos a dialogar com o governo do Estado uma forma de ajudar a aliviar essa situação que os comerciantes estão enfrentando em função da pandemia, dificuldades de comercialização dos produtos, alterações nos horários de atendimento e os outras restrições que prejudicam os negócios desse setor”, afirmou o parlamentar, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa.

Um dos estabelecimentos impactados pela pandemia foi o Tralharia, o conhecido e reconhecido Tralha, que ficava localizado na área central de Florianópolis. Sem saída, o sócio do famigerado bar, Luiz Henrique Cudo, se viu obrigado a fechar as portas do negócio. “Chegamos a um ponto em que não conseguimos uma negociação viável para a manutenção do ponto físico com o proprietário do imóvel e entregamos o ponto na metade do ano passado”, disse ele, lamentando a falta de previsão de um cenário seguro para a reabertura do comércio. 

“As dificuldades vão se acumulando porque não vemos nenhuma atitude do poder público em controlar a pandemia. Mais uma vez estamos clamando por ajuda, como auxílio para manutenção dos empregos, incentivos na suspensão de taxas e impostos, renegociação desses tributos para que a gente possa ter um cenário um pouco mais facilitado em termos financeiros, de faturamento”, acrescentou Cudo.

Também integrante do grupo de empresários, Vitor Rollin Prudêncio compartilhou que a sensação é de insegurança e desespero.

"Nós precisamos de auxílio financeiro por parte do setor público. Precisamos de uma linha de crédito barato e de fácil acesso, que acolha os comerciantes que por causa da pandemia ficaram inadimplentes. Precisamos de um auxílio emprego como estão fazendo os estados do Maranhão e Piauí. Precisamos da proibição de despejo enquanto durar a pandemia. Precisamos que as contas de água e luz sejam abatidas nestes meses de pandemia. Precisamos da redução de impostos estaduais sobre produtos alimentícios”, enfatizou Prudêncio.

O Manifesto

Comerciantes em defesa das vidas, dos empregos e das empresas! 

Na noite do dia 15 de março de 2021 os prefeitos da 22 cidades que compõem a Grande Florianópolis ampliaram as medidas de isolamento social fazendo praticamente com que o setor de bares da nossa região seja praticamente impossibilitado de trabalhar.

As medidas de ampliação do isolamento social neste momento são urgentes e necessárias, no entanto, esta situação de abre e fecha, de isolamentos pouco firmes faz com que gere em nossos negócios uma instabilidade tão grande que nos impossibilita de termos condições para fechar.

Estados como Maranhão e Piauí estão dando suporte financeiro para que os comerciantes possam fechar o comércio sem ir à falência.

Nós, comerciantes de Florianópolis, solicitamos ao poder público que olhe por nós neste momento e aplique medidas para nos ajudar a passar por este momento tão difícil.

Ao governo do Estado solicitamos:

1) Suspensão do pagamento de água nos meses de março, abril e maio

2) Impedimento de qualquer despejo de imóvel comercial até julho

3) Auxílio imediato para todos os comércios para o pagamento de salários

4) Linha de crédito facilitado para micro e pequenas empresas

Solicitamos à prefeitura:

1) Suspensão da taxa de Lixo

2) Isenção do IPTU para estabelecimentos comerciais

3) Ampliação de 5 para 10 mil reais a linha de crédito para micro e pequenas empresas

Assinam o documento:

1. Monica  Almeida e Ralph Gehre do Curupira bar

2. Higor Boni Hercílio 842 e Roll burger

3. Rose Bär e Anna O'sfair do Madalena bar

4. Geraldo Borges Costa do Célula Showcase e Beco bar

5. Silvio Carlos Breda Júnior Quincas Bar

6. Luiz Henrique Cudo e Guto Lima - Tralharia

7. Allende Pereira ETA café, letra e música

8. Thaís Sanches do Dona Jovem

9. André Ramos Vieira / Vere Pizza Trindade

10. Fernando jones dos santos liu/ centro social da cerveja

11. Estela Adamo de Almeida  Sirène Fish & Chips

12. Juliana Milioli Zaniboni/ La Kahlo Bodega

13. Renato da Allegro Pizzas

14. Radji Schucman / Desvio Burguer Veg

15. Cesar Lopes / Jungle Park hamburgueria

16. David-Jully/Lar doce Bar

17. Michelle De Bona/Los Troncos Parrilla Uruguaya

18. Leonardo Hames/Afonso

19. Alex Ritter/ Cervejaria Bugio

20. Bruno Maia / BeCool Burguer

21.Marcos /MARCOS/Rio's Bar

22. Hamilton dos Santos Simões/Bar do Paulinho

23. Jaison Otacílio da Rosa / buffet de Pai para Filho

24. Bar do Alemão


Daiana Constantino
Assessoria Parlamentar de Comunicação
Telefone/WhatsApp: (48) 98823-0043

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar