Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2021 - 17h00min

Fabiano convida para evento sobre promoção da igualdade racial em SC

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz. FOTO: Agência AL

Atendendo ao requerimento proposto pelo deputado Fabiano da Luz (PT), a Alesc vai realizar a 1ª Conferência Parlamentar de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial em Santa Catarina, no modelo híbrido, presencial no Plenarinho e online pelo YouTube do Legislativo, na próxima segunda-feira (22), das 14 às 19 horas.

“A conferência ocorre no mês da consciência negra e marcará os 20 anos de trabalho do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina”, afirmou o deputado Fabiano. O parlamentar propôs a realização do evento à Alesc como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos.

O Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado neste sábado, 20 de novembro - data oficial que faz homenagem a Zumbi de Palmares, que liderou uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil.

“É um momento muito importante por se tratar da primeira conferência estadual promovida pelo Parlamento catarinense para debater políticas voltadas às populações negras em Santa Catarina”, enfatizou o deputado Fabiano. Antes de iniciar o debate, uma homenagem será feita ao atual presidente do Cepa, Márcio de Souza, e aos cinco antecessores que lideraram o conselho.

Quatro palestrantes estão confirmados para o evento e cada Bancada partidária da Alesc terá dez minutos para apresentar suas ações relacionadas ao tema da igualdade racial. Antes de terminar a conferência, o público também poderá fazer comentários e perguntas. Confira a programação completa abaixo.

A Alesc, por meio da Comissão de Direitos Humanos, e a Escola do Legislativo realizam a conferência. O Cepa é parceiro do evento.

Quem participar do evento poderá emitir certificado. Portanto, basta fazer a inscrição em http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/.

Programação

Palestra 1:
Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial
Palestrante: Dra. Dora Lúcia Bertulio - Procuradora da Universidade Federal do Paraná

Palestra 2:
Parlamento: elaboração de Políticas de Enfrentamento ao Racismo também é responsabilidade do Legislativo.
Palestrante: Ana Carolina Moura Melo Dartora – Vereadora da Câmara Municipal de Curitiba

Palestra 3:
Incentivo à produção e visibilidade da Cultura Negra em relação ao seu Patrimônio Material e Imaterial, frente ao seu contributo histórico e civilizatório do Estado de Santa Catarina
Palestrante: Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro, Doutora em História e analista de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura

Palestra 4:
Promoção da Saúde Integral da População Negra em Santa Catarina, conforme os Protocolos do Ministério da Saúde. Como o Parlamento Fiscaliza a implementação das Políticas Afirmativas?
Palestrante: Cláudia Prado da Rosa, Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Nereu Ramos e Conselheira do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar