Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
18:30

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/05/2019 - 18h35min

Fabiano batalha pela continuidade do Mais Médicos

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz FOTO: Eliéser Donhauser

O programa Mais Médicos, criado em 2013, tem atuado em todo o território nacional, provendo os municípios com profissionais especializados em medicina. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou novas regras para a seleção dos profissionais.

Segundo a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), os novos editais anunciados pelo governo federal, para os dois novos ciclos do programa, que serão de três anos, inviabilizam a participação da maioria dos municípios catarinenses.

Com as novas regras, dos 214 municípios catarinenses contemplados pelo Programa, somente 36 estarão aptos à renovação.

Estudos divulgados pelo governo federal apontam que capitais e grandes centros concentram a maioria dos profissionais médicos, em detrimento das pequenas cidades e periferias. Com tais critérios divulgados e a dificuldade em atrair profissionais para os pequenos municípios, a qualidade do atendimento médico em Santa Catarina estará comprometido.

Os municípios avaliam que a não continuidade do Programa, além de não prejudicar o atendimento à população , trará prejuízo financeiro, vez que estes deixarão de receber da União R$ 1,2 milhão/ano por médico contratado pelo Programa. Na falta desses profissionais, os municípios terão que redistribuir os recursos de outras áreas para a saúde.

Levanto em consideração esses e outros dados, é que enviamos uma Moção ao Presidente da República, ao Presidente do Senado Federal, ao Presidente da Câmara dos Deputados, ao Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, aos Líderes dos Partidos no Congresso Nacional e ao Ministro da Saúde para que se dê continuidade ao Programa Mais Médicos, nos parâmetros anteriores aos estabelecidos, de forma a garantir maior participação dos municípios.

 

Fabiano da Luz
Deputado e coordenador da Frente pela Saúde Mental

 

 

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar