Fabiano apresenta raio X da situação das escolas da rede pública estadual
O deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou um raio X das condições estruturais das escolas de ensino fundamental de Santa Catarina. Destacou que das 1.053 escolas estaduais, 298 estão com projetos de reforma em andamento e apenas 113 estão com obras.
Os dados são da Secretaria de Estado da Educação (SED) em resposta ao pedido de informação do deputado.
Segundo Fabiano, a falta de acessibilidade chama muito a atenção. Do total de 1.053 escolas, 757 escolas têm corrimão e guarda corpo, enquanto 296 não possuem sequer corrimão; 979 não têm pisos táteis e 801 não possuem portas com vão livre de 80 centímetros para o acesso de cadeirantes.
Também citou que 1014 não têm sinalização tátil, 1008 não tem sinalização visual em pisos e paredes e 43 não têm nenhum dos recursos de acessibilidade.
O levantamento apontou que 840 declararam possuir laboratórios de informática, enquanto 266 possuem laboratório de ciências e apenas 399 da rede estadual têm quadras de esporte cobertas.
“Assunto que deve ser debatido com a SED e a Comissão de Educação da Alesc sobre os passos que estão sendo dados para que esses índices de estrutura educacional melhorem”, avaliou.
Fabiano disse que é urgente a necessidade de investimentos nas escolas e de atenção para o ensino fundamental, que é a obrigação principal do Estado.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento