Estudantes catarinenses poderão aprender a fazer o planejamento financeiro da família
A educação financeira começa a ganhar espaço nos currículos educacionais e vários municípios brasileiros já adotam um programa de gestão financeira familiar. Por meio da iniciativa do deputado Neodi Saretta (PT), crianças e adolescentes catarinenses poderão contar com uma política pública nesse sentido.
A intenção do projeto de lei, de autoria do parlamentar e já aprovado na Assembleia Legislativa, é que os que estudantes aprendam na escola a fazer o planejamento financeir o da família e se tornem cidadãos mais responsáveis e conscientes quando o assunto for o orçamento doméstico e o uso do dinheiro.
Ao ser transformado em lei fica instituído, em Santa Catarina, o Programa de Gestão Financeira Familiar no Sistema Estadual de Ensino nos níveis fundamental e médio. Assim, o programa passa a ser apresentado aos alunos na forma de palestras e oficinas integrando várias disciplinas. "O programa já existe em vários municípios e o que queremos é que isso seja aplicado de forma organizada em Santa Catarina. O objetivo é ajudar as famílias nessa questão financeir a e, a partir da escolas, ir formando a concepção de como funciona o processo de receita e despesa, inclusive, dentro das próprias famílias".
Saretta disse ainda que é preciso preparar as novas gerações frente à questão financeira, ensinando desde cedo o comportamento responsável pelo uso do dinheiro. Aprovado na Assemb leia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310.
*Este é um e-mail automático. Por favor, não o responda. Cancelar sua inscrição.