Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2013 - 13h24min

Escândalo da Pedreira: Vereador entrega gravações ao Ministério Público

Imprimir Enviar

O vereador da cidade de Lontras, Rivelino Kletemberg (PT), fez oficialmente a entrega das gravações sobre a venda ilegal de brita realizada pelo vice-prefeito da cidade, Ademir Barboza (PSDB), e o secretário municipal de obras, Lorival Sandri, ao Ministério Público, em Rio do Sul.

A partir de agora o caso passa a ser investigado pelo órgão, que fará uma perícia no material bruto.

Relembre o caso
Na sessão ordinária do dia 19 de junho, o deputado Jailson Lima da Silva (PT) apresentou, durante o pronunciamento no plenário da Alesc, um áudio de um minuto de conversa entre o secretário de obras do município de Lontras, Lorival Sandri, e o vice-prefeito daquele município, Ademir Barboza (PSDB).

Na gravação, Lorival e Ademir negociavam valores da venda de brita que foram destinadas ao município de Lontras através da Usina de Salto Pilão. “Três municípios receberam pedra brita para aplicarem em melhorias em suas cidades, Ibirama, Apiúna e Lontras, e a gravação nos mostra que o secretário de obras e o vice-prefeito vendiam a brita para empresas, negociando entre eles, os lucros das vendas”, revelou o deputado.

A gravação foi feita pelo vereador do PT, do município de Lontras, Rivelino Kletemberg, que havia ligado para o secretário de obras e, após a conversa, percebendo que o telefone do secretário ainda estava ligado, conseguiu gravar 31 minutos entre os dois administradores públicos. Segundo o deputado, o vereador vem sofrendo ameaças de morte na cidade, após divulgar o conteúdo da gravação na Câmara de Vereadores. “Eu acho que o vice-prefeito Ademir Barboza vai ter muito a explicar”, concluiu Jailson na tribuna.

Para o deputado, a prefeita de Lontras, Martina Zucatelli (PSD), não deve ter ciência da ação dos administradores públicos e está convicto de que a prefeita irá tomar atitudes ao tomar conhecimento da denúncia.

Veja o trecho em que o vice-prefeito, Ademir Barboza revela que está lucrando em cima das pedras extraídas da Usina de Salto Pilão:

Ademir Barboza (Vice-Prefeito de Lontras - PSDB): - Só tem que dar um saldo aí para o pessoal para que isso [o desvio] não vaze também, entendeu?

Lorival Sandri (Secretário Municipal de Obras): - Tá.

Ademir Barboza (Vice-Prefeito de Lontras - PSDB): Não pode vazar isso!

Lourival Sandri (Secretário Municipal de Obras): - Não, não. Isso tem que dar um jeito de ele [representantes empresas em conluio com o desvio] cair fora.

Ademir Barboza (Vice-Prefeito de Lontras - PSDB): - Não pode vazar isso.

Lorival Sandri (Secretário Municipal de Obras): - Agora ''temo’’ rico, né?


 

Voltar