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29/11/2012 - 18h29min

Engenheiro técnico do órgão garante incluir trevos no projeto de revitalização da rodovia

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Engenheiro do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), Carlos Campos, que vistoriou a SC-411 durante o dia de hoje, garantiu que a rodovia necessita de trevos, rotatórias, sinalização ótica e fiscalização policial. Ele vai elaborar um estudo e tentar incluir trevos no projeto de revitalização da via, marcado para iniciar em março do ano que vem. Autoridades do Vale do Rio Tijucas, lideradas pelo deputado Serafim Venzon (PSDB), acompanharam o mapeamento.
A comitiva percorreu 24 pontos críticos entre Tijucas e Nova Trento. De acordo com Campos, o local mais complicado fica em Canelinha, em frente a um supermercado e próximo à Igreja Matriz. “É um trecho que é uma travessia urbana. Há uma grande mistura de pedestres, ciclistas e motoristas. O problema da 411 é que ela funciona como se fosse uma grande avenida, que ainda comporta o tráfego de turistas e veículos pesados”, afirma.
No mês passado, o diretor do Deinfra, Paulo Meller, prometeu ao deputado Venzon e aos prefeitos eleitos do Vale do Rio Tijucas, uma revitalização na rodovia. No entanto, o projeto só contempla o recapeamento do asfalto, sinalização, iluminação e melhoria no acostamento. “Estas obras são importantes, mas que não solucionam os problemas da 411. Precisamos de trevos, rotatórias e redutores de velocidade”, salienta Venzon.
O engenheiro também reconhece que apenas a revitalização não sana os problemas da rodovia. Segundo ele, este projeto prevê um investimento de R$ 200 mil por quilômetro. “Vou tentar incluir trevos em alguns pontos dentro deste orçamento que lei me permite. Vou avaliar todo esse mapeamento para ver as providências mais urgentes”, sinaliza.

Deinfra fará levantameto de tráfego da via
De acordo com o engenheiro do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), Carlos Campos, o órgão fará um estudo completo da SC-411. “Uma equipe virá até aqui e fará a contagem de carros. Precisamos saber quantos veículos passam diariamente pela estrada e quais os locais de maior movimento. Vamos juntar esses dados com as estatísticas de acidentes por trecho. Só assim saberemos quais locais serão contemplados e com qual tipo de obra”, garante.
Campos afirma que é necessário uma média de 20 mil veículos dia para que uma estrada seja duplicada. A SC-411 dá acesso ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, segundo destino turístico mais visitado do Brasil. Além do deputado Serafim Venzon, participaram da comitiva o vice-prefeito de Tijucas, Luiz Rogério da Silva, representando o prefeito Elmis Mannrich; prefeito de Canelinha, Antônio da Silva; prefeito eleito de São João Batista, Daniel Cândido; e vereadores.

Pontos vistoriados
O engenheiro fotografou os pontos considerados mais críticos. A primeira parada foi na ponte da Joaia, em Tijucas. No município também foram vistoriados os trechos do bairro Nova Descoberta, na entrada da Cerâmica Tupy, bairro Terra Nova e Igreja de Santo Antônio. Em Canelinha, foram o trevo de entrada, cruzamento para o bairro Cobre e, no cruzamento do Km 13, em frente à Tecnomac.
Em São João Batista, Campos fotografou a entrada dos bairros Cardoso, Moura, Kreker, Carmelo, trevo da Sociedade Recreativa Banda Musical e Rio do Braço. Em Nova Trento, o local vistoriado foi a entrada para o bairro Ponta Fina Norte, conhecida como Santo Antonin.

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