Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/03/2022 - 18h43min

Em reunião com Fabiano, Frente ODS define prioridades para 2022

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz e grupo de trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos ODS FOTO: Luca Gebara/Divulgação

O deputado Fabiano da Luz (PT) realizou nesta semana a primeira conversa do ano com o grupo de trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU, que está em atividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina desde junho passado. A reunião em modelo híbrido, online e presencial, objetivou definir as ações prioritárias para 2022.

Durante o encontro, o deputado Fabiano apresentou informações sobre o andamento do Projeto de Lei nº 363/2021, que institui a Política de Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Estado. "Nós nos comprometemos a conversar com as lideranças necessárias do governo do Estado dada a importância da pauta para diversas áreas da administração estadual", afirmou Fabiano, coordenador da Frente Parlamentar.

O PL está tramitando na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc. O deputado Fabiano faz parte do grupo e está acompanhando de perto o andamento. A comissão é a primeira que o projeto deve passar antes de chegar ao plenário para votação.

Presente na reunião no gabinete do deputado, a assessora jurídica parlamentar Juliana Barth respondeu aos questionamentos do grupo e reafirmou a busca pelo avanço da tramitação do projeto nas comissões permanentes da Casa.

Também participando de forma presencial, o coordenador do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, disse que vai mobilizar esforços pelo avanço do PL que implementa a Agenda 2030 nos municípios. "A nossa expectativa com a aprovação do projeto é a criação de políticas públicas de estado abrangentes para toda população e municípios."

Para ajudar a sensibilizar mais a classe política, Zimmermann disse que fará conversas com representantes do governo estadual e levar informações sobre a importância do alcance das metas dos ODS.

Zimmermann também destacou a potencialidade de impacto da Frente Parlamentar ODS. "Um dia após a criação da frente, em junho de 2021, mais órgãos, instituições e pessoas físicas aderiram à causa dos ODS”.

No próximo mês, o grupo volta a se reunir para debater sobre os resultados conquistados a partir das articulações em prol do PL.

Prestação de contas
Além de tratar sobre o PL da Agenda 2030, o deputado Fabiano aproveitou a reunião para relatar algumas das suas ações relacionadas às metas dos ODS. Entre elas, o parlamentar destacou a conquista de caminhões refrigerados para auxílio na distribuição de produtos orgânicos em Santa Catarina; o trabalho pela construção de um programa de estado para levar água e esgoto tratado aos catarinenses; cobrança pela execução de R$ 50 milhões disponíveis para compras da agricultura familiar; além de uma política de estado de incentivo de preservação ambiental e das águas como um plano de enfrentamento da crise hídrica que assola Santa Catarina desde 2009 consecutivamente.

Também participaram da reunião a coordenadora de projetos especiais da Facisc, Adelita Adiers; Karina Silveira Nozar, mentora de Sustentabilidade e Agenda 2030 e coordenadora de Mobilização da Grande Florianópolis do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina; Dionei Walter da Silva, diretor geral da Escola de Gestão Pública Municipal; o coordenador adjunto do Movimento ODS Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos; e a assessora parlamentar e signatária do Movimento ODS SC, Daiana Constantino.

 

Assessoria de Comunicação
Telefone/WhatsApp: (48) 98823-0043
www.fabianodaluz.com.br

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar