Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2019 - 13h06min

Artigo: Em defesa das Energias, Água e Solo

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz FOTO: Eliéser Donhauser

A questão energética vem movimentando as decisões políticas em Santa Catarina. Duas iniciativas, na última semana, sinalizam um novo tempo. O Governo de Santa Catarina divulgou a intenção de criar um conselho executivo para debater essa questão, novidade anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL), após audiência com representantes da indústria carbonífera do Sul do Estado.

Manter o setor na pauta política também é uma das nossas prioridades na Assembleia Legislativa. Protocolamos, com assinatura de deputados de seis partidos, a criação do Fórum Parlamentar em Defesa das Energias, Águas e Solo. Proteger as nossas riquezas e ampliar o debate sobre os assuntos permeiam a construção do nosso trabalho.

Atualmente, Santa Catarina produz aproximadamente 7 milhões de toneladas de carvão e o setor carbonífero gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado. As constantes demandas do setor exigem mais atenção e debates por parte do poder público. Precisamos ouvir os técnicos do setor e planejar ações coletivas. O objetivo do Fórum que protocolamos é apoiar, incentivar e assistir estudos; debater e acompanhar as discussões sobre energias renováveis, água e solo.

É uma pauta de urgência na implementação de políticas públicas nas três esferas de governo, que garantam a preservação das florestas e dos demais recursos naturais. Os tomadores de decisões precisam criar mecanismos capazes de incentivar o consumo responsável, tendo como foco a eficiência energética, seja no uso de recursos naturais, seja nos processos industriais, seja na agricultura.

Integram o Fórum Parlamentar das Energias, Água e Solo os parlamentares Sargento Lima (PSL), Neodi Saretta (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Nazareno Martins (PSB ), Milton Hobus (PSD), Maurício Eskudlarik (PR), Luciane Carminatti (PT), Marcius Machado (PR), Marlene Fengler (PSD), Bruno Souza (PSB ), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Fernando Krelling (MDB ), Jerry Comper (MDB), Jessé Lopes (PSL), Felipe Estevão (PSL), Ana Campagnolo (PSL) .

Fabiano da Luz (PT), presidente do Fórum Parlamentar em Defesa das Energias, Água e Solo

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar