Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2013 - 17h21min

Dresch pede ao Dnit explicações e providências sobre ponte no Rio Uruguai

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Carlos Kilian/Agência AL

O mandato do deputado Dirceu Dresch (PT) contatou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para tratar do estado de conservação e segurança da ponte localizada sobre o Rio Uruguai, na BR-158, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ligação dos municípios de Iraí-RS e Palmitos- SC).  Um vídeo que circula na internet mostra problemas em uma das juntas de dilatação da ponte. A falta de material de absorção de impacto faz com que as partes da estrutura da ponte se choquem  com violência. O Dnit garantiu que a ponte não corre risco estrutural, que o movimento entre os vãos é normal e que um técnico especialista em pontes fará um diagnóstico detalhado para avaliar se há  movimentação excessiva da estrutura.

A responsabilidade sobre a ponte cabe ao Dnit do Rio Grande do Sul. Os engenheiros do órgão em Cruz Alta, responsáveis pelo trajeto e pela ponte, informaram por telefone que foi feita uma vistoria no local e estão monitorando a situação. “A ponte precisa de manutenção, mas não oferece riscos, não tem comprometimento estrutural. É necessária a intervenção nas juntas de dilatação”, afirmaram. Ainda esta semana virá de Brasília um especialista em pontes para fazer um diagnóstico mais preciso e rigoroso.

"O vídeo impressiona, mas os técnicos do Dnit nos tranquilizaram. É visível que a ponte precisa de manutenção e vamos encaminhar uma moção do Legislativo pedindo urgência na recuperação da estrutura", afirmou o deputado Dirceu Dresch.

A ponte sobre o Rio Uruguai foi inaugurada em 1976, tem mil metros de extensão e  vão livre de quase 90 metros. As superestruturas das pontes, contrariamente ao que se imagina, não são rígidas e se movimentam de forma diversa, conforme suas características estruturais.

Link do vídeo - http://www.fpop.com.br/noticias/index.php?option=com_k2&view=item&id=4126%3Aira%C3%AD-v%C3%ADdeo-alerta-sobre-perigo-em-ponte-no-rio-uruguai-na-divisa-entre-rs-e-sc&Itemid=563

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar