Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/07/2013 - 13h02min

Dresch defende isenção de IPI de tratores para agricultura familiar

Moção pede aprovação, na Câmara dos Deputados, de projeto que retira imposto de máquinas agrícolas
Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Foto: Solon Soares

O deputado Dirceu Dresch (PT) defende urgência na aprovação do projeto de lei 395/2011 que isenta  da cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) insumos, máquinas, tratores e equipamentos agrícolas, quando adquiridos por agricultores familiares. Uma moção proposta por Dresch foi aprovada em plenário e será enviada aos parlamentares federais, manifestando que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina defende a aprovação do projeto com urgência. O projeto de lei  já foi aprovado no Senado Federal e está em tramitação na Câmara dos Deputados.  

Contra exigência de emplacamento
Em outra moção aprovada em plenário, de autoria do deputado Dirceu Dresch, o Legislativo Catarinense manifesta-se pubicamente pedindo a suspensão das resoluções 434 e 429 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exigem o emplacamento de todos os tratores que circulam em vias públicas.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) suspendeu temporariamente a Resolução 434 do Contran, que exigia o emplacamento, mas a medida pode voltar a ser exigida a qualquer momento. “Esperamos que isso se resolva em definitivo. Não concordamos com a exigência do emplacamento porque ele pode representar até 3% do valor da máquina e, uma vez feito, o agricultor passa a pagar anualmente o IPVA. É um absurdo porque uma máquina agrícola não é veículo de transporte, estamos trabalhando para que isso não vigore,” argumenta Dresch.

A 429 aplica a necessidade de um pré-cadastro feito pelo fabricante, montadora ou importador dos tratores fabricados a partir de 1º de janeiro de 2013. Para os tratores comercializados antes dessa data não será necessário o cadastro prévio, mas caso transitem em vias públicas, eles terão de ser emplacados.

Conforme a resolução, também passariam a ser cobrados dos proprietários de tratores o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) e o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), o que pressupõe a apresentação de itens como extintor de incêndio, luz de freio, farol alto e baixo, pisca-pisca e o porte obrigatório do documento.

 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 3221 2628

Voltar