Dresch debate perspectivas para juventude rural no Congresso da Fetraf-Brasil
O deputado Dirceu Dresch (PT) participou na quarta-feira passada (14) do 3º Congresso da Fetraf-Brasil, realizado em Luziânia (GO). O evento acontece a cada três anos para avaliar a conjuntura política e social da agricultura familiar e para eleger a nova direção da entidade.
Dresch foi debatedor na oficina que discutiu a questão da juventude no meio rural. Para o parlamentar, as condições no meio rural melhoraram muito nos últimos dez anos devido às políticas públicas que garantem crédito, habitação subsidiada, compras púbicas, entre outras. “Há perspectivas muito boas no meio rural, mas é preciso criar mais mecanismos que garantam ao jovem a profissionalização na agricultura e o acesso a tecnologias que gerem inclusão. Uma propriedade organizada, estruturada com produção diversificada, garante excelente renda e qualidade de vida para a família”, disse.
O deputado também defendeu mudanças no crédito fundiário para a compra da primeira terra. “Há muita burocracia e demora na liberação dos recursos. É preciso também estudar formas que viabilizem a compra de propriedades entre parentes. Hoje um filho não pode buscar o crédito fundiário para comprar área de terra do pai. Essa regra inviabiliza a sucessão na propriedade”, argumentou.
Entre os desafios debatidos, além do acesso à terra, Dresch abordou a necessidade de ampliação da renda. Conforme o deputado, o agricultor ainda fica com a menor parte do lucro da cadeia de produção. “É preciso mudar essa lógica do mercado que penaliza o agricultor.” Por isso, ele defende políticas públicas agrícolas que estimulem a reestruturação da agricultura familiar, viabilizem a armazenagem e comercialização de produtos, máquinas e equipamentos.
Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 3221 2628