Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2013 - 11h41min

Dresch cobra do governador compra de área para assentar indígenas

Imprimir Enviar

O deputado Dirceu Dresch (PT) voltou a cobrar esta semana, na tribuna do Legislativo, que o governador Raimundo Colombo finalize a compra da área de 800 hectares no município de Bandeirante onde devem ser assentadas 31 famílias indígenas do povo Guarani. A compra da área foi oficializada pelo governador no dia 17 de abril. O deputado fez um apelo ao governo para que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

A compra da área em Bandeirante foi a solução encontrada, depois de amplo processo de negociação, para evitar a desapropriação de 171 famílias de agricultores familiares dos municípios de Cunha Porã e Saudades, que residem em uma área que está em processo de demarcação para criação da reserva indígena do Araçaí. “Os indígenas concordaram com a nova a área e os agricultores se dispuseram a ajudar. É preciso dar agilidade a esse processo”, argumenta o deputado.

Conforme Dresch, durante evento recente em Pinhalzinho o governador e o secretário de Agricultura afirmaram que faltava um documento da Funai para  efetivar a compra. Tal documento foi apresentado há meses, assim como outros requeridos, porém, o governo não fechou a compra da área. “O governo empenhou sua palavra. Ninguém aguenta mais tantas desculpas e exigências de documentos que aparecem da noite para o dia.”

A área no município de Bandeirante será um assentamento provisório, uma espécie de comunidade rural indígena, pois o processo que pede a anulação do ato de criação da reserva segue tramitando na justiça. Dresch acredita que a área a ser comprada será a solução definitiva para o conflito, pois os indígenas aceitaram o terreno escolhido em Bandeirante. Também há o compromisso do Estado de viabilizar as condições de manutenção das famílias no local.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 3221 2628

Voltar