Dr. Vicente trabalha para normalizar entrega de anestésicos aos hospitais
Lote vindo do Uruguai supre demanda por apenas 15 dias
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a entrega de lote de medicamentos anestésicos em Santa Catarina no último sábado (19). Nas últimas semanas vários hospitais relataram faltam da medicação que é usada na intubação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e é vital para o funcionamentos dos centros cirúrgicos. Ele alerta que o lote supre a demanda por apenas 15 dias.
“Os medicamentos anestésicos chegaram graças a esforços de parlamentares estaduais, federais, do governo federal, do Exército Brasileiro e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa”, relatou o parlamentar, que cobrou a atenção da Secretaria de Estado de Saúde para agilizar a distribuição dos anestésicos, já que muitos hospitais relataram que ainda não receberam os medicamentos.
Ele também alertou que a quantidade de anestésicos deve suprir a demanda entre 10 e 15 dias. “Vamos continuar monitorando, junto com a Associação dos Hospitais de Santa Catarina, e caso volte a faltar vamos acionar o Fórum Parlamentar Catarinense, a Frente Parlamentar da Saúde para pressionar o Governo Federal a resolver a questão. Medicamento não pode faltar”, alertou.
O lote com 55 mil medicamentos anestésicos e sedativos foi comprado no Uruguai pelo Ministério da Saúde para abastecer o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os medicamentos foram entregues no sábado (19) no centro de distribuição estadual, em Florianópolis, para abastecer as UTI de hospitais de todas as regiões do estado.
A chegada da medicação foi garantida depois de forte pressão das lideranças políticas do estado. Durante a última semana, o deputado Dr. Vicente, que é médico neurologista, manteve contato com o senador Esperidião Amim (PP) e com a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), coordenadora das ações para enfrentamento da pandemia no Sul, para que pressionassem o Ministério da Saúde a normalizar o fornecimento a. “A situação era dramática, era a sobrevivência de pessoas, já estava faltando em muitas localidades e impedia o trabalho das emergências e centros cirúrgicos. Foi preciso uma ação conjunta de várias entidades e pessoas para pressionar o governo federal.”
Reunião com Associação dos Hospitais
O deputado Dr. Vicente também se reuniu nesta terça-feira (21) com o diretor-executivo da Associação dos Hospitais de Santa Catarina, Adriano Ribeiro, para tratar do abastecimento de medicamentos anestésicos na rede hospitalar.
“Dr. Vicente teve um papel decisivo nesse processo, foi dele a ideia de mobilizar as lideranças políticas em torno desse problema. Nossa pauta agora é garantir a distribuição rápida dos insumos que chegaram do Uruguai para as UTIs e a realização das cirurgias eletivas. Como médico, o deputado tem a clareza da urgência de prover esses medicamentos na rede hospitalar.”
Outro tema tratado foi a demora no processo de repasse de recursos do Ministério da Saúde para os hospitais filantrópicos. Ao todo, dos R$ 56 milhões que o Estado já recebeu, R$ 28 milhões já foram repassados a hospitais filantrópicos, informou o secretário de Saúde, André Motta, durante audiência que discutiu as ações do governo no enfrentamento a pandemia.
“Estamos acompanhando esse processo desde o início. Os recursos precisam chegar rapidamente na ponta e pressionamos para isso. A burocracia não pode ser impedimento. É preciso mais diálogo e ação conjunta”, aponta o deputado.
Assessoria de Comunicação
Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC
Fone/Whatsapp: (48) 991278540