Dr. Vicente: reforço na legislação dará mais poder no combate à dengue
“O mosquito está circulando, o vírus está circulando e é preciso alertar a população para que tome os cuidados necessários.”
O governo catarinense vai regulamentar a lei estadual 18.024/2010 para normatizar ações e dar maior poder jurídico aos agentes sanitários nas fiscalizações, de modo a responsabilizar pessoas e estabelecimentos que não cumprirem normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores como o mosquito Aedes aegypti. A informação foi confirmada pelo superintendente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Marques Macário, durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde na terça-feira (14).
O deputado Dr. Vicente Caropreso, vice-presidente da comissão, destacou a importância da medida diante do crescimento dos casos de dengue no estado, que já registra o dobro de casos em comparação ao ano passado. Após quatro anos sem registro de óbitos por dengue, Santa Catarina teve este ano sete mortes pela doença. Em algumas cidades a situação é de epidemia devido ao alto número de contaminações, como é o caso da cidade de Joinville. Três em cada quatro municípios catarinense tem registro de dengue.
“O governo irá reforçar a legislação, fará uma publicação para disciplinar como deve ser feito o enfrentamento da situação incluindo a responsabilização das pessoas. Dever haver uma uniformização das ações e atitudes por parte do governo e dos municípios para que não se faça apenas ações isoladas, mas sim unificadas, envolvendo universidades e escolas. O mosquito está circulando, o vírus está circulando e é preciso alertar a população para que tome os cuidados necessários e para que as autoridades sanitárias não sosseguem enquanto a situação não estiver sob controle”, afirmou Dr. Vicente.
Para o parlamentar, um dos principais motivos do crescimento dos casos de dengue se deve à pandemia de Covid-19, já que governo e sociedade concentraram todos os esforços no enfrentamento da pandemia, que também restringiu e criou obstáculos para o trabalho de equipes sanitárias.
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso – PSDB
(48) 99127 8540