Dr. Vicente pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
O problema da infestação de mosquito maruim na região agrícola de municípios da região norte foi tratado no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Ele fez um apelo ao governo do Estado para dar prioridade à questão. E defendeu a retomada de um programa do Estado que era executado em parceria com municípios para combater a praga, que causa prejuízos aos agricultores e ao turismo rural.
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que foi secretário da Agricultura no governo passado, apoiou a manifestação do Dr. Vicente. Ele lamentou que a secretaria tenha deixado de executar um programa da sua gestão que consistia na compra de produto biológico, fruto de intensa pesquisa e não poluente, que era repassado aos municípios para combater o mosquito.
“Temos que enfrentar esse inimigo que é comum em toda região que se destaca pela produção de banana. Mosquito que ataca ao entardecer, de picada dolorida, prejudica drasticamente a vida dos agricultores e ataca também os animais da propriedade”, afirmou Dr. Vicente. Ele apontou também prejuízos ao turismo rural da região. “Uma vez atacadas por inúmeros insetos, as pessoas dificilmente voltam.”
Atual secretário conheceu realidade
O secretário da Agricultura e Política Rural, Altair Silva, que assumiu a pasta no início do ano, esteve na região da Amvali no início desta semana. A convite do deputado Dr. Vicente, ele conheceu de perto a dimensão do problema do maruim. Também ouviu as demandas dos produtores agrícolas dos municípios de Luiz Alves, Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, São João do Itaperiú e Rio dos Cedros. “Além da bananicultura e da rizicultura, o secretário conheceu outras cadeias produtivas que estão se destacando na região, como a piscicultura e a produção de café orgânico, feita de forma consorciada com a banana, entre outras atividades. Altair Silva recebeu as demandas e informou sobre os programas da pasta. Essa aproximação é fundamental para o crescimento do setor rural da região.”
Barreira fitossanitária: TR4
O deputado Dr. Vicente Caropreso mostrou preocupação com o aparecimento da praga quarentenária Fusarium TR4, constatada em bananais do Peru. Ela é considerada a mais perigosa ameaça à bananicultura.
Dr. Vicente fez um apelo para que o governo do Estado e o governo federal reforcem as barreiras fitossanitárias, a fim de impedir que a praga ataque os bananais catarinenses.
“É necessário reforço nas ações de vigilância fitossanitária, de controle de fronteiras e de prevenção para impedir que esse fungo, que se prolifera pelo solo, chegue aos bananais de Santa Catarina. Os produtores de banana precisam estar atentos em não adquirir mudas, materiais de propagação de bananeira de origem desconhecida, uma vez que essa tem sido uma importante via de disseminação da praga.”