Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2023 - 09h41min

Dr. Vicente e governadores de SC e PR discutirão solução para inundações do Rio Iguaçu

Imprimir Enviar
Porto União (SC) e União da Vitória (PR) estão há mais de 40 dias com bairros alagados. Foto: assessoria parlamentar.

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e o governador Jorginho Mello estarão em Curitiba nesta segunda-feira (20). Eles serão recebidos pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, às 11 horas, em reunião para tratar de intervenções no Rio Iguaçu, que há mais de 40 dias tem deixado a cidade catarinense de Porto União e o município paranaense de União da Vitória parcialmente alagados devido às fortes chuvas.

O prefeito Eliseu Mibach de Porto União também participará do encontro, assim como representantes de órgãos ambientais dos dois estados, para discutir a proposta de retificação o trajeto do rio que faz a divisa entre os dois estados.  O objetivo é retirar curvas que represam o fluxo das águas e inundam cidades paranaenses e catarinenses.

“No último domingo (12), eu e o governador estivemos em Porto União. Nesse dia, o prefeito, empresários e lideranças defenderam essa medida. Imediatamente, o governador buscou marcar a reunião para construir essa ação conjunta entre os dois estados. Algo precisa ser feito para garantir um futuro sem enchente, obras que possam proteger as cidades dessa situação que penaliza a população e gera grande prejuízo econômico e social. Os empresários do município sinalizaram que poderão até mesmo arcar com os custos dessa obra”, explica Dr. Vicente.

Conforme o parlamentar, o Rio Iguaçu é um rio sinuoso, de grande dimensão e baixa vazão nesse trecho que corta os municípios. Quando chove forte, o nível do rio sobe rápido, 4 centímetros por hora, mas desce lentamente, 4 milímetros, e o resultado são áreas urbanas e industriais alagadas por muito tempo.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar