Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/03/2021 - 16h46min

Dr. Vicente destaca avanço para que municípios possam comprar vacinas

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Municípios catarinenses se organizam para compra da vacina Sputnik V

Em entrevista ao programa Jornal da Rádio Cidade, de Tubarão, na tarde desta quinta-feira (4) , o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) revelou que a compra direta de vacinas Sputnik V por municípios catarinenses poderá garantir cerca de 3 milhões de doses em curto prazo. O parlamentar, que  é médico neurologista e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa,  trabalha para acelerar o processo de imunização contra Covid-19  para frear pandemia.  Na entrevista fez um apelo para que as pessoas respeitem as medidas sanitárias. “Como médico e cidadão, eu peço que quem puder, fique em casa, e usem máscara! Essa nova variante da doença que já chegou aqui é muito mais agressiva e está  matando gente nova.”

Conforme o deputado, a informação foi repassada pelo presidente da  Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam). “Nos movimentamos para dar celeridade ao processo de imunização em nosso estado, esse é o foco central. Conversei com o presidente da Fecam, Clenilton Pereira, sobre o andamento da negociação com representantes da vacina Sputnik V. Seriam quase 3 milhões de doses que poderiam ser entregues em um prazo de 15 dias, a partir da compra, a 180 municípios catarinenses que querem adquirir. Uma notícia alvissareira sem dúvida”, destacou.

Ele explicou  que a compra direta já é permitida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Projeto de lei aprovado esta semana  na Câmara dos Deputados e no Senado também permite a compra por estados e municípios. “A Vacina Sputnik V aguarda aval da Anvisa para ter seu uso permitido no país, buscamos celeridade nesse processo, quanto mais vacinas disponíveis, mais vidas serão salvas.”

Na entrevista, o parlamentar também criticou o uso ideológico e a politização em torno da pandemia. “Infelizmente,  ingredientes ideológicos tentam relativizar a ciência. Isso tem atrasado muita coisa, inclusive a disponibilização de vacinas e o processo de imunização. O governo federal perdeu alguns contratos com laboratórios  que poderiam ter sido feitos e o resultado está aí. Santa Catarina recebeu até agora cerca de 500 mil doses. Estamos recebendo vacina a conta-gotas.”

Desabafo
Durante a entrevista, Dr. Vicente, que já ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde em 2017, revelou que está recebendo ligações de pessoas desesperadas em busca de um leito de UTI. “Sou médico e as pessoas pedem socorro, de ontem para hoje cinco pessoas me ligaram pedindo uma vaga em UTI, enquanto eu realizava ligações para tentar ajudar, os familiares de duas comunicaram que haviam falecido. São coisas que emocionam a gente, que nos fazem repensar toda essa situação iniciada há um ano e todas as maldades que surgiram, com ingredientes ideológicos. Uma coisa que eu nunca pensei em ver como médico e cidadão. Esse negacionismo é uma situação tão absurda que se você disser para usar máscara vão dizer que é mentira. Eles copiam exemplos de outras pessoas que estimulam isso.”

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

Fone/Whatsapp: (48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar