Dr. Vicente defende valorização do fisioterapeuta
Impasse com planos de saúde deixa atividade sem reajuste há oito anos
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) utilizou a tribuna para relatar a situação dos fisioterapeutas de Santa Catarina com a defasagem do valor pago pelos planos de saúde pelas sessões de fisioterapia. O parlamentar apresentou requerimento a Secretaria de Estado da Administração solicitando explicações sobre atual política de remuneração dos serviços de fisioterapia.
O deputado relatou que teve reunião com a presidente da Associação de Empresas de Fisioterapia de Santa Catarina (Assefisio), Jeniffer Jeanne Tasca. Ela informou que desde 2013 não há reajuste pelos planos de saúde, que pagam R$ 18 por sessão. São oito anos sem reajuste.
Entre os planos de saúde que mantêm congelado o valor pago os profissionais fisioterapeutas está o SC Saúde, que atende os servidores estaduais de Santa Catarina e é gerido pela Qualirede.
“Foram várias tentativas frustradas de negociação com SC Saúde, Unimed e outros. Por isso, vamos encaminhar um pedido de informações ao secretário de Estado da Administração para esclarecer essa situação. As clínicas de fisioterapia realizam um serviço essencial e investem para garantir a segurança necessária para a saúde do profissional e do paciente. É justo e correto que os planos de saúde, principalmente aquele que é de responsabilidade do governo do Estado, garantam a valorização do profissional fisioterapeuta.”
A baixa remuneração e as exigências sanitárias impostas pela pandemia, entre elas a redução de pacientes atendidos, já resultaram em fechamento de várias clínicas de fisioterapia.
Assessoria de Comunicação
Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC
Fone/Whatsapp: (48) 991278540