Dr. Vicente defende Celesc pública, destaca investimentos e apoio da estatal ao povo gaúcho
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última semana para enaltecer o trabalho e os investimentos que estão sendo realizados pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Ele defendeu a manutenção da empresa pública e comparou o serviço prestado com o de outras concessionárias de energia elétrica que foram privatizadas e acumulam críticas pela má qualidade do serviço e alta tarifa de energia.
“Há empresas públicas que primam pela qualidade de serviço, como a Celesc, controlada pelo Estado, uma das poucas distribuidoras de energia que ainda é pública, mas que está sempre entre as melhores distribuidoras do país. A Celesc tem a segunda menor tarifa do Brasil, entre as mais de 50 concessionárias, cerca de 18% abaixo da média nacional. Isso demonstra que uma empresa pública pode, sim, aliar qualidade na prestação de serviço e preço baixo, justo, para a população”, justificou Dr. Vicente.
A partir de dados concretos, o deputado comparou a Celesc com as concessionárias de energia do Rio Grande do Sul e de São Paulo, que foram privatizadas.
“No Rio Grande do Sul a empresa completamente privada e, como consequência, o povo tem sido exposto a um péssimo serviço e a constantes apagões, episódios que aumentaram desde a privatização. Agora, com as enchentes, isso ficou evidente. A falta de pessoal e de estrutura impediram o atendimento de qualidade e a atuação rápida para garantir o fornecimento de energia elétrica.”
Socorro aos gaúchos
Para exemplificar, Dr. Vicente destacou a ação da Celesc que, diante das dificuldades enfrentadas pela população do estado gaúcho, deslocou parte de seus empregados para auxiliar na recomposição do sistema elétrico no Rio Grande do Sul.
“Esse é o verdadeiro papel de uma empresa pública, e ele deve ser preservado. É preciso parabenizar os trabalhadores da Celesc que, em qualquer momento e superando qualquer dificuldade, mantêm um atendimento de excelência à população. Mas é preciso garantir que eles tenham condições de continuar com seu trabalho, sendo respeitados e valorizados pela administração da empresa.”
Investimentos no meio rural
Dr. Vicente destacou os investimentos em execução pela Celesc para melhorar a oferta de energia elétrica, principalmente em áreas rurais. “Um problema crônico no nosso estado está sendo combatido com a substituição de 500 quilômetros de rede monofásica por rede trifásica. Isso permitirá que o produtor rural tenha mais disponibilidade e qualidade de energia elétrica. Também possibilitará que empresas possam se expandir ou se instalar no interior.”