Dr. Vicente comemora assinatura de pacto de cooperação entre Alesc e Reggio Calabria, na Itália
Coordenador da Frente Parlamentar SC-Itália, deputado iniciou no ano passado as tratativas para celebrar o acordo
A missão do parlamento catarinense na Itália cumpriu nesta terça-feira (12) o seu último compromisso oficial. Um termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria foi celebrado nesta manhã. A região da Calábria fica no extremo Sul da Itália e é origem de muitos dos imigrantes que chegaram a Santa Catarina no final do século 19.
“É um marco histórico para a integração entre o nosso estado e a Itália. Criamos a ponte para o intercâmbio entre as casas legislativas. Vamos promover relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social, empreendedora e de turismo”, destacou o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália e lidera a missão no país europeu.
O ato ocorreu na sede do Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma assembleia legislativa no Brasil). O documento foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa Catarinense, Mauro de Nadal (MDB), e pelo presidente do parlamento da província da Calabria, Filippo Mancuso. Também participaram da celebração os deputados Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT).
A costura do acordo de cooperação iniciou no ano passado, quando Dr. Vicente esteve na Itália para receber da cidade de Diamante, na região da Calábria, o título de Cidadão Honorário. O local é origem de antepassados do parlamentar que migraram para o Brasil. “Esse acordo é fruto de um longo trabalho e muita conversa que iniciamos aqui.”
Consulado e acordos comerciais e educacionais
A abertura de um consulado de carreira na capital catarinense está entre as principais conquistas obtidas pela comitiva catarinense na Itália. Em reunião realizada em Roma, o vice-ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Sill, acolheu o pleito dos parlamentares e a estrutura diplomática deverá ser aberta em 2024.
A comitiva também manteve encontros com entidades empresariais e comerciais da Itália e com a Embaixada do Brasil no país para promover os potenciais econômicos, turísticos e culturais de Santa Catarina, visando intercâmbio e futuros acordos.
Também foram celebrados acordos de cooperação entre universidades catarinenses e italianas para fomentar intercâmbios culturais, linguísticos, acadêmicos, no campo da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e entre alunos.