26/05/2009 - 16h04min
Dos Gabinetes - Sustentar inicia nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa
A produção de energias renováveis como resposta ao aquecimento global e a outros impactos ambientais que ameaçam o futuro do planeta vai estar em debate a partir desta quarta-feira (27), às 19h, na Assembleia Legislativa. Até sexta-feira, especialistas da Alemanha, Portugal e de vários estados brasileiros discutem as experiências de produção de energias renováveis já existentes no Brasil e no exterior; as legislações para este tipo de atividade; e a inserção de Santa Catarina neste cenário.
Promovido pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o Sustentar é coordenado pelo deputado estadual Pedro Uczai (PT), que idealizou o evento em 2008 e coordena os trabalhos nesta segunda edição. Até esta terça-feira, cerca de 600 pessoas já haviam se inscrito para participar do evento que ocorre no Auditório Antonieta de Barros.
Entre os palestrantes deste ano destacam-se o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Lauro Fiúza, que falará sobre um novo marco regulatório para as energias renováveis; o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação no Brasil, José Tubino, que abordará a polêmica relação entre o consumo de energia e de alimento; e Antonio José Martins, responsável pela Central Fotovoltaica de Moura (Portugal), que vai apresentar o trabalho de produção de energia solar na maior central fotovoltaica do mundo.
Mais informações e agendamento de entrevistas com os palestrantes:
Vagner Dalbosco
Assessor de Imprensa do deputado Estadual Pedro Uczai
(48) 3221-2662 / 9911-0347
PROGRAMAÇÃO
27 de maio (quarta-feira)
19h ABERTURA OFICIAL
20h
CONFERÊNCIA: MEIO AMBIENTE, ENERGIA E CONSUMO
Matriz energética brasileira; perfil do consumo energético; principais metas e programas da política nacional; impactos ambientais da matriz brasileira; novo marco regulatório, energias renováveis.
Paulo Altaur Pereira Costa - Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético – Ministério de Minas e Energia.
28 de maio (quinta-feira)
08h30
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O FUTURO DO PLANETA
Conceitos e cenários em mudanças climáticas; maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa; mudanças climáticas no Brasil; principais evidências/hipóteses para o sul do Brasil; medidas e ações de combate/mitigação.
Francisco Aquino – professor (UFRGS) e pesquisador do programa Antártico Brasileiro.
Philip Martin Fearnside – Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Departamento de Ecologia.
10h Intervalo
10h15
ENERGIAS RENOVÁVEIS E UM NOVO MARCO REGULATÓRIO
Importância do marco regulatório; principais lacunas/limitações jurídicas; normas existentes; proposições em energia renovável na esfera federal e estadual.
Lauro Fiuza – Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA)
Paulo Teixeira – Deputado federal, membro da Comissão Especial de Fontes Renováveis da Câmara dos Deputados
Pedro Uczai – Deputado Estadual PT/SC – Coordenador do Sustentar e membro da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de SC.
14h
ENERGIA SOLAR E EÓLICA
Possibilidades e limitações no mundo/Brasil/SC; iniciativas efetivas e potenciais; medidas institucionais/políticas necessárias; impactos ambientais. Energias renováveis como estratégia de desenvolvimento regional.
Hamilton Moss de Souza - Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energias.
Fábio Rosa – Diretor de Comunicação e Marketing IDEAL, Fundador e Diretor Executivo do IDEAAS – implementou experiências de energia solar em comunidades isoladas do Rio Grande do Sul e na Amazônia e agora participa de projeto de casas solares para os refugiados no Quênia/ África.
Antonio José Martins – Central Fotovoltaica de Moura (Portugal) – maior central do mundo – e coordenador de projetos da Lógica.
Délcio Rodrigues – Coordenador do projeto “Cidades Solares – difundindo o conhecimento sobre energia solar nas cidades brasileiras”.
Prof. Dr. Ricardo Rüther – Laboratório de Energia Solar & LabEEE (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC) e Diretor do Instituto Ideal.
Dr. Prof. Paulo Carvalho - Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará
16h Intervalo
16h15 GERAÇÃO DE ENERGIA EM PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS - PCHS
Possibilidades e limitações no mundo/Brasil/SC; iniciativas efetivas e potenciais; medidas institucionais/políticas necessárias; impactos ambientais. Novas tecnologias, política pública e legislação.
FilipeE Koefender, Gerente de Meio Ambiente da DESENVIX e responsável pela implantação dos programas ambientais e sociais de PCHs.
Rainer Meier – Experiências em PCH Alemã – Escada de peixes
Ulrich Werder – Experiências em PCH Alemã - Parafuso de Arquimedes
Sérgio Miotto – Presidente da Creral – Cooperativa de Eletrificação Rural do Alto Uruguai - CRERAL
18h30 Intervalo
19h Lançamento do livro “Inevitável Mundo Novo – a relação entre energias renováveis, produção de alimentos e o futuro do planeta” (org. Pedro Uczai)
29 de maio (sexta-feira)
08h30
ENERGIA E ALIMENTO
Consumo de alimento e energia no mundo; uso de alimentos para a produção de biocombustíveis/agrocombustíveis; impactos socioeconômicos do uso de alimentos para geração de energia; segurança/soberania energética e/ou alimentar; riscos e oportunidades da relação alimento-energia. Padrão de produção e de consumo.
José Tubino – Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no Brasil (ONU-FAO)
10h Intervalo
10h15 ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS EM BIOMASSA
Possibilidades e limitações no mundo/Brasil/SC; iniciativas efetivas e potenciais; medidas institucionais/políticas necessárias; impactos ambientais. Tecnologias disponíveis; potencial catarinense e brasileiro; geração distribuída e legislação.
Nelso Pasqual – Granja São Roque (Videira): produz energia com biodigestores para abastecer a granja vender o excedente.
Marcelo Teles – Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil LTDA (COOPERBIO)
Gildo Bratz – Cooperativa dos produtores de cana de Porto Xavier LTDA (Coopercana)
Cícero Bley Jr. – Responsável pela geração distribuída – Energias Renováveis da ITAIPU
Sadi Baron – Secretário Executivo do Projeto Alto Uruguai Biodigestores
12h30m Intervalo para almoço
14h NOVO PADRÃO DE CONSUMO
Padrão de consumo da sociedade atual; impactos socioambientais do consumo; iniciativas governamentais; papel dos governos, das empresas e do consumidor.
Carlos Etor Averbeck - Gerente de Desenvolvimento Urbano Da Caixa Econômica federal. Iniciativa de energias renováveis no programa Minha casa, Minha vida.
André Soares – Representante do IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado)
Francisco Maciel - Ong Iniciativa Verde: especializada em projetos de compensação de emissão de gases de efeito estufa
F.O. Rafael Geracts – Vital Planet: Empresa holandesa que atua em mais de 20 países europeus na gestão e transformação de resíduos urbanos.
16h
POLÍTICA AMBIENTAL E ENERGÉTICA CATARINENSE
Histórico da política ambiental/energética; avanços e retrocessos; Código Estadual do Meio Ambiente; gestão de recursos hídricos e geração de energia; PCH´s; políticas e instrumentos econômicos de incentivo (ICMS, PSA, etc.); Legislação; políticas públicas; política de financiamento; política de produção e comercialização.
Prof.Dr. Paulo Belli Filho - Professor do departamento de engenharia sanitária e ambiental da Universidade Federal Santa Catarina. Participação na mesa: inventário da produção de gás metano em Santa Catarina elaborado pela Universidade Federal de SC e a Companhia SCGAS.
Mauro Passos – Presidente do Instituto IDEAL
Luiz Antônio Garcia – Diretor de licenciamento da FATMA.
Prof. Dra. Beate Frank – Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí. Secretária do Comitê de Itajaí.
17h30 Encerramento