09/06/2009 - 13h19min
Dos Gabinetes – Sessão especial em homenagem ao grupo RBS
O deputado Jean Kuhlmann (DEM) é o proponente da Sessão Especial em homenagem aos 30 anos de atuação do Grupo RBS em Santa Catarina que será realizada hoje, às 19h30min, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Segundo o parlamentar, \"é incontestável a contribuição da RBS para o progresso de nosso Estado\".
Escolhido pelo pai, Maurício Sirotsky Sobrinho, o atual presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky foi o profissional que implantou as operações em Santa Catarina, em 1979. Entre os profissionais contratados, a maioria era catarinense. Para seu crescimento, o Grupo RBS fixou-se na formação de uma rede regional de televisão, a partir de emissoras de TV locais. Ainda em 1979, a TV Joinville integrou-se ao Grupo RBS. Nos anos seguintes, uniram-se a TV Coligadas, de Blumenau, a TV Chapecó, de Chapecó, a TV Criciúma, de Criciúma e, mais recentemente, em 2005, a TV Centro-Oeste, com operações em Joaçaba e em Lages.
Sete anos depois da primeira experiência em comunicação em Santa Catarina, a empresa apostou no lançamento de um novo veículo. Em 5 de maio de 1986, chegava às bancas um jornal como os catarinenses nunca haviam visto. Além do formato tablóide, o Diário Catarinense era o primeiro jornal informatizado da América Latina. E ainda tinha fotos coloridas, recurso até então inédito.
O DC foi o último projeto idealizado pelo fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, que morreu em 24 de março daquele ano. Seu irmão, Jayme Sirotsky, que atuava como executivo no Grupo, assumiu a presidência da empresa.
Guiado pela tarefa de integrar as pessoas e suas comunidades ao mundo, o Grupo RBS incorporou os tradicionais Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, e A Notícia, de Joinville.
E lançou o jornal Hora de Santa Catarina, destinado à maior parcela da
população, com preço e enfoque editorial especiais. A expansão do Grupo RBS na área de comunicação abrangeu todas as mídias, entre elas, o rádio.
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2704