23/07/2009 - 15h32min
Dos Gabinetes - Serafim participa da entrega do Prêmio Capes a Sérgio Graziano
Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado José Paulo Serafim (PT) participou, nesta quarta-feira (22), em Brasília, da entrega do Prêmio Capes de Tese 2008 ao professor doutor Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, coordenador do curso de Direito da Unesc, em Criciúma. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhou a solenidade.
No início de julho, Serafim apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, aprovado por unanimidade, em que o Legislativo catarinense parabeniza o pesquisador pelo prêmio. A pesquisa, intitulada “Globalização e sociedade de controle: a cultura do medo e o mercado da violência”, foi considerada a melhor do país na área do Direito.
Na Assembleia, Serafim lembrou a importância do tema abordado pelo professor. O parlamentar destacou que, além de propor conceitos fundamentais para análises no universo jurídico, a tese leva a sociedade a debater com mais profundidade o conceito de cidadania no início deste século.
Graziano propõe, na pesquisa, a análise das implicações da violência a partir do controle social e dos conflitos sociais, em um universo peculiar de matriz mercadológica, defendida pelo neoliberalismo.
Advogado desde 1992 e professor universitário desde 1995, Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho é graduado em Direito (1992) pela UFSC, onde também cursou mestrado (2001) na mesma área. Em 2003, ingressou no doutorado, no Programa de Pós-Graduação da PUC do Rio de Janeiro, como bolsista da Capes. O estudo foi apresentado em 2008. O professor também é membro efetivo do Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito (NUPED), da UNESC, realizando pesquisa na área da criminologia, violência e Direitos Humanos.
Capes
Criada em 1951, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:
• Avaliação da pós-graduação stricto sensu;
• Acesso e divulgação da produção científica;
• Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
• Promoção da cooperação científica internacional.
(Do site http://www.capes.gov.br)
Lucas Borges
(48) 9931-1945
Cássio Turra
(48) 9947-2049
Assessores de Imprensa do deputado José Paulo Serafim
(48) 3221-2726