02/07/2009 - 16h36min
Dos Gabinetes - Serafim homenageia coordenador do curso de Direito da Unesc por ter melhor tese do p
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (2), requerimento do deputado José Paulo Serafim (PT) que parabeniza o professor doutor Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, coordenador do curso de Direito da Unesc, pelo Prêmio Capes de Tese 2008. A pesquisa intitulada “Globalização e sociedade de controle: a cultura do medo e o mercado da violência” foi considerada a melhor tese do país na área do direito. Serafim vai acompanhar o professor Graziano na entrega do prêmio, em Brasília, no próximo dia 22, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Serafim destacou a importância do tema abordado pelo professor e lembrou que ele apresenta um debate crucial para a sociedade contemporânea. “É uma pesquisa que ultrapassa o direito e trata de cidadania, prestando um belo serviço à sociedade. Além disso, o professor Graziano coloca a educação superior da nossa região em destaque para o Brasil todo”, afirmou Serafim.
No denso trabalho de pesquisa, Graziano coloca como desafio a necessidade de compreensão das implicações da violência sob o prisma do controle social e dos conflitos sociais, em um universo claramente guiado por uma matriz mercadológica defendida pelo neoliberalismo.
O estudo ainda aborda o perfil excludente das políticas de segurança pública, a utilização da cultura do medo e outros temas, como a consequência da ação estatal sobre a violência. Os conceitos apontam caminhos para a análise aprofundada do fenômeno da violência na sociedade.
Advogado desde 1992 e professor universitário desde 1995, Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho é graduado em Direito (1992) pela UFSC, onde também cursou mestrado (2001), na mesma área. Em 203 ingressou no doutorado, no Programa de Pós-Graduação da PUC do Rio de Janeiro, como bolsista da Capes. O estudo foi apresentado em 2008. O professor também é membro efetivo do Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito (NUPED), da UNESC, realizando pesquisa na área da criminologia, violência e Direitos Humanos.
Mais informações:
Lucas Borges: 9931-1945