29/05/2009 - 15h09min
Dos Gabinetes – Seminário reúne piscicultores em São Carlos
Um seminário com a participação de especialistas em aquicultura, realizado na última semana, em São Carlos, Oeste catarinense, reuniu mais de 80 produtores de peixe da região. As palestras abordaram tecnologias para a solução de problemas nas criações e traçaram um panorama do mercado regional e nacional. O presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), participou dos debates.
A estimativa é de que a produção aquícola, no Oeste, tenha crescido mais de 300% na última década. O resultado é fruto de um aumento na produtividade e também no número de produtores atuando na área. Na avaliação do professor e biólogo Gilmar Roque Casagrande, a piscicultura já se consolidou como uma alternativa de renda importante para a pequena agricultura.
Casagrande destaca a importância dos pequenos agricultores se unirem em pequenos abatedouros, como forma de agregar valor à produção. A garantia de financiamento para a implantação das criações atraiu os produtores familiares, que tiveram bons resultados, apesar do investimento inicial alto.
Contudo, o aumento da produção trouxe mais problemas para muitos piscicultores, já que a incidência de doenças e pragas também é maior. “A seca e o frio intenso também são fatores que agravam, mas já existem alternativas, por isso os produtores devem buscar informações e o auxílio técnico”, afirma o professor.
O presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro, destacou a ampliação dos investimentos do governo federal no setor, principalmente nas iniciativas ligadas à agricultura familiar. Para o parlamentar, é importante continuar pressionando por mais investimentos em assessoria técnica por parte do Estado, o que garantiria um suporte importante aos agricultores familiares. “A piscicultura em nossa região influencia na garantia de renda a muitas famílias. É muito importante ir além e buscar investimentos também para as agroindústrias que trabalham com o peixe”, destacou Padre Pedro.
Cássio Turra
Assessora de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br